Soldado Bilhalva foi aprovado entre oito militares e ingressou no Pelotão de Patrulhamento Tático - PPT, do 19ª Batalhão de Polícia Militar
Sonho de muitos, tentado por alguns e alcançado por poucos: fazer parte de um grupo tático da Polícia Militar de Santa Catarina.
Nas últimas semanas, oito policiais militares inscreveram-se no exame para inclusão no Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), de Araranguá, que tinha duas vagas a serem preenchidas.
Os oito candidatos realizaram um Teste de Aptidão Física (TAF E1), composto por: testes de abdominal, corrida de 12 minutos, corrida de 100 metros e barra. Destes, cinco policiais militares foram aprovados e seguiram para a próxima fase.
Nessa segunda fase, foi realizado outro Teste de Aptidão Física (TAF E2), mais complexo e avançado que o primeiro, composto por: testes de flexão de barra, natação, apneia estática, apneia dinâmica, flutuação vertical, corrida de 10 quilômetros e ascensão vertical por meio de cordas.
Deste desafio, apenas um policial militar obteve êxito, o soldado Bilhalva, que prosseguiu para a prova teórica de conhecimento técnico, seguida pela prova prática de técnicas policiais e, a prova final, de tiro tático. Restando, no fim, aprovado com sucesso.
O soldado Filip Tharles Bilhalva, ingressou na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina em Julho de 2008, quando realizou seu Curso de Formação de Soldados no 19ª Batalhão de Polícia Militar, onde desenvolve suas atividades há quase sete anos.
O jovem policial é formado em Direito e tem demonstrado um excelente desempenho em sua carreira policial, a qual já recebeu 32 elogios em sua ficha de conduta, resultantes de bons serviços prestados à instituição e à sociedade catarinense. Inclusive, em 2013 foi o vencedor do VALOREM, sistema de valorização do policial militar, no qual se busca enaltecer os profissionais mais produtivos, que se esforçam diariamente na sua labuta, visando o bem, a tranquilidade e a paz social.
Além do Curso de Formação de Soldados, o soldado Bilhalva já realizou cursos de: habilitação em dispositivo eletrônico de controle (“taser”), identificação veicular, português instrumental e atualmente está realizando o Curso de Formação de Cabos.
O policial já está atuando no Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Araranguá desde a última segunda-feira (2), e aguarda a abertura do curso de Táticas Policiais no Estado.
O comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar e comandante do PPT de Araranguá, capitão Alberto Cardoso Cichella, parabenizou o soldado Bilhalva pelo excelente desempenho nas provas e desejou sucesso na nova etapa da carreira do policial.
Colaboração: Liliam dos Santos / Divulgação PM