Geral

Grupo de escoteiros é implantado em Lauro Müller

O Lions Clube de Lauro Müller retomou na noite desta terça-feira (5) o movimento do escotismo no município, instalando provisoriamente um Grupo de Escoteiros. O movimento já existiu na cidade nas decadas de 70 e 80, porém foi desativado em meados dos anos 80.

O ato de instalação aconteceu às 19h30min no auditório da Paço Municipal e contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, vereadores, a presidente do Lions Clube, Ana Maria Dalsasso, representante da gerência estadual do Movimento Escoteiro de Santa Catarina, Gilberto Bogo, membros do grupo de escoteiros de Orleans que está apadrinhando a fundação do movimento em Lauro Müller,  pais e futuros escoteiros.

O diretor social do Lions Clube e um dos responsáveis pelo projeto, Eliandro Bett Giongo, destacou que este é segundo encontro que acontece para a instalação do escoteiro no município. “Diferente da nossa primeira reunião, hoje a presença de crianças e pais é bem significativa. Isso é fundamental para que possamos dar o próximo passo na concretização deste importante projeto transformador para a nossa sociedade”, comentou.

“O movimento do escotismo é um trabalho muito grande, talvez não em tamanho, mas no tipo de ação que ele emprega junto às crianças e jovens. Muitos pais acreditam na ideia e por isso estamos vendo esse auditório lotado. Obrigado a todos que vieram e peço que confiem no nosso trabalho, pois a ideia do escoteiro em Lauro Müller será difundida em nossa cidade”, registrou a presidente do Lions Clube, Ana Maria Dalsasso.

O prefeito Fabrício apoia a iniciativa e colocou-se a disposição para ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. “Este projeto é tão bom que os meus dois filhos estão aqui querendo participar. Para que isso aconteça de verdade é preciso o engajamento dos pais, participando com seus filhos e os apoiando nas atividades do escotismo”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.

Segundo Gilberto Bogo são poucos grupos de escoteiros que nasceram com o apoio que o de Lauro Müller está tendo. “Parabéns a todos, pois vocês conseguiram o apoio de uma entidade séria que é o Lions Clube que adotou a ideia e hoje estamos dando o segundo passo para a formação do escoteiro em Lauro Müller. Além do Lions, vocês contam também com o apoio do prefeito da cidade que já anunciou que seus filhos também querem fazer parte do escoteiro. Parabéns prefeito pelo bonito gesto”, pontuou o líder estadual do escoteiro.

Após ouvirem atentamente a palestra sobre o que é ser escoteiro, questionados quantos queriam fazer parte do movimento, a totalidade das crianças presentes disse que sim. Eram mais de 30, na faixa etária de 6 a 14 anos.

As inscrições para os interessados em fazer parte do grupo de escoteiros de Lauro Müller vão acontecer no próximo sábado, dia 9 de agosto, às 13h30min, no auditório da Prefeitura Municipal. Os pais devem comparecer munidos de documento de identidade. A príncipio os organizadores pretendem criar um grupo de lobinhos e um de escoteiros.

Escotismo

O escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos.

No Brasil o movimento foi implantado em 1910. Três anos mais tarde chegou a Santa Catarina, que teve seu primeiro grupo formado em Blumenau.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

[soliloquy id=”79571″]