Saúde

Grupo de apoio para familiares de portadores de Alzheimer inicia em outubro, em Tubarão

O grupo se reunirá no Serviço de Psicologia da Unisul, no piso térreo do Bloco da Saúde, sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h.

Foto: Divulgação

Inicia em outubro o Grupo de Apoio dos cuidados à psicoeducação do Alzheimer, voltado para os familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. A iniciativa é dos estudantes Bruna Nasário e Fabrício de Souza, da oitava fase do Curso de Psicologia da Unisul, e faz parte do Estágio em Intervenção em Saúde Mental.

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, ao menos 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida.

Os encontros têm início no dia 5 de outubro e mais sete reuniões estão previstas até o final do ano, sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h. O grupo se reunirá no Serviço de Psicologia da Unisul, no piso térreo do Bloco da Saúde, no Campus Tubarão.

O objetivo do grupo é criar um espaço onde familiares e cuidadores possam falar sobre a experiência e criar uma rede de apoio. “Em Tubarão este é o primeiro grupo voltado para estas pessoas. Sabemos que o Alzheimer é uma doença progressiva e que causa muito estresse em quem está ao redor do paciente. Esse estresse também acarreta sintomas físicos, como hipertensão e insônia”, relata uma das coordenadoras do projeto, Bruna Nasário. “Olhando para o cuidador vamos também olhar para o paciente, já que o cuidado que ele vai ter com o portador da doença é influenciado pelo seu próprio bem-estar”, complementa.

Colaboração: Comunicação Unisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Psicologia auxilia no combate ao tabagismo