Geral

Grupo de Apoio ao Tratamento do Tabagismo é alternativa para quem deseja parar de fumar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data visa alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao consumo de cigarros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, anualmente mais de 6 milhões de pessoas morrem devido ao uso do cigarro. A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realiza no município um importante trabalho com o objetivo de auxiliar as pessoas que desejam abandonar o vício.

O Grupo de Apoio ao Tratamento do Tabagismo – GATT é realizado durante todo o ano. Atualmente, 17 pessoas integram o grupo, que tem a duração de dois meses. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, no Centro de Apoio Psicosocial – CAPS, a partir das 8 horas.

Os trabalhos são coordenados por psicólogos do NASF, por meio de palestras com materiais de orientação e técnicas que contribuem para que a pessoa deixe de fumar. Adesivos de nicotina, pastilhas e ansiolítico, através de prescrição médica, são repassados aos integrantes do grupo para que supra inicialmente a vontade de voltar a fumar. Além das psicólogas, o grupo é orientado também por profissionais da área odontológica e nutrição.

Os interessados em participar do Grupo de Tabagismo devem ligar no número 3464-5596 ou ir até a Unidade de Saúde Francisca Korb, localizada no Bairro Cairú, para maiores informações.

Palestras

A Coordenação de Atenção Básica, por meio do NASF, com o objetivo de alertar sobre o consumo de drogas promoveu duas palestras com o delegado regional de Criciúma Jorge Koch, que abordou assuntos relacionados a segurança pública e os problemas causados na sociedade pelo consumo de drogas. Os encontros aconteceram nas escolas Engenheiro Ernani Cotrin, no Distrito de Guatá, e no auditório do Coopermila com alunos da Escola Walter Holthausen, no Bairro Sumaré.

Colaboração: Ascom PMLM