A Polícia Civil realizou a Operação Neptuno que investiga grupo suspeito de apologia ao Nazismo em Maravilha; seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município
A Operação Neptuno, da Polícia Civil, cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Maravilha, Oeste de SC, nesta quinta-feira (14). A investigação busca reprimir condutas de apologia ao nazismo e iniciou com a descoberta de um grupo na internet.
Detalhes da operação
O delegado Joel Specht explica que o grupo de WhatsApp possuía uma denominação nazista. Como imagem de perfil, havia uma cruz suástica e na descrição, a polícia identificou uma frase de admiração e submissão a Adolf Hitler, líder do Partido Nazista.
Durante a operação, foram apreendidos os aparelhos celulares dos investigados, além de outros equipamentos eletrônicos, que serão analisados para a continuidade das investigações.
Com isso, a Polícia Civil busca esclarecer as reais intenções do grupo. “Se há uma questão de extremismo vinculada aos integrantes”, detalha o delegado responsável pelo caso.
Apologia ao nazismo é crime
Specht ressalta que, no Brasil, a Lei Federal antirracismo prevê como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
Com informações do ND+