Em abril, o grupo que assumir o São Donato deve ser composto por entidades organizadas de Içara, aliadas a empresários.
Não é de hoje que os içarenses convivem com os problemas do Hospital São Donato. Corpo clínico e administração parecem não falar a mesma língua e poucos são os moradores ou empresários que ajudam financeiramente o hospital.
Por este motivo, há anos a instituição trabalha no vermelho. Dívidas com o INSS ameaçam o prédio do hospital de ir à leilão, enquanto o atraso do salário de funcionários motiva greves e, consequentemente, abandono das atividades.
A remuneração insatisfatória aos médicos também faz com que, muitas vezes, a população procure o hospital e não encontre este profissional. A esperança é de que a situação mude a partir da nova gestão da instituição. Em abril, o grupo que assumir o São Donato deve ser composto por entidades organizadas de Içara, aliadas a empresários.
Essas pessoas já estão se reunindo para dar encaminhamentos à mudança. “Ficou acordado que cada entidade indicará o seu representante e no próximo dia 1º de março voltaremos a nos reunir, dessa vez com a atual direção do hospital, e cada entidade irá anunciar o seu representante. A partir disso o conselho para o hospital estará formado e ficará responsável por eleger a diretoria da instituição”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII) Agenor Castagna.
A Tribuna