A campanha de vacinação contra a influenza tem início hoje em todo o país. Na região, os municípios já estão preparados para receber a população que se enquadra no público-alvo.
Em Lages, na serra catarinense, foi registrada a primeira morte do ano por influenza causada pelo vírus H3N2. A vítima foi um jovem de 37 anos, portador de diabetes. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) divulgou também que, até o início deste mês, houve outros sete casos de hospitalização registrados no Estado. Por isso, a prevenção é essencial.
Em Santa Catarina, o público-alvo da campanha de vacinação é de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas. Em todo o país, 54,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o dia 26 de maio. A novidade este ano é que os professores passam a fazer parte do público-alvo da campanha.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe. A meta aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, inclusive, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura vacinal.
No total, 60 milhões de doses da vacina foram adquiridas para distribuição aos Estados, que, por sua vez, têm a responsabilidade de repassar aos municípios para a realização da campanha. No dia de mobilização nacional, que será dia 13 de maio, 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas, estarão abertos em todo o país. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Com informações do Jornal Diário do Sul