Empresas acompanham movimento e podem suspender linhas caso necessário.
O transporte público de pessoas nas principais cidades do Sul segue normal no início da manhã desta sexta-feira (28). Porém em Criciúma, o sistema de transporte coletivo municipal seguem suspensos desde as primeiras horas.
As empresas que realizam o transporte intermunicipal de passageiros (entre municípios), mantem o funcionamento das linhas normalmente. No caso da empresa Auto Viação São José de Urussanga, se as manifestações oferecerem risco aos seus passageiros, o serviço pode ser suspenso em determinadas linhas. “ Mantem tudo normal, mas estaremos acompanhando as manifestações no decorrer do dia. Caso haja necessidade, analisaremos as medidas a serem tomadas”, garante o encarregada de frota da empresa Rainor Goulart.
Atualmente, a empresa São José, mantem uma importante linha entre as cidades de Lauro Müller, Orleans, Urussanga, Cocal do Sul e Criciúma, além de outras cidades do litoral.
Entre as cidades de Balneário rincão, Içara e Criciúma, a empresa Içarense também mantem o serviço normal. Situação semelhante nas cidades de Tubarão e Capivari de Baixo. Entre as empresas, a TCL e a Transgeraldo, mantem as operações de linhas normalmente. Algumas linhas podem sofrer alterações caso haja necessidade, segundo as empresas.
Manifestações
Atos já são registrados nas cidades de Tubarão e Criciúma desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28). Com cartazes e faixas, manifestantes ocupam as principais ruas. Em Cocal do Sul, manifesto deve acontecer a partir das 9 horas da manhã.
A greve geral foi convocada pelas maiores centrais sindicais brasileiras busca chamar a atenção do país para duas das principais propostas do governo de Michel Temer, a reforma trabalhista e a reforma da Previdência. Inúmeras categorias aderem ao movimento que denuncia mudanças na legislação e Constituição percebidas como prejudiciais aos trabalhadores.