Para esta sexta-feira (28), os servidores públicos municipais de Forquilhinha também aprovaram a adesão ao Dia de Greve Geral, que acontece em todo o Brasil como protesto contra a Reforma da Previdência. A indicação do sindicato da categoria é que todas as áreas paralisem as atividades até o fim do dia. Já o prefeito, Dimas Kammer, afirmou que será um dia normal de trabalho e que, por isso, quem faltar terá o tempo descontado na folha de pagamento.
EDUCAÇÃO
As escolas da rede municipal de ensino de Forquilhinha, assim como os Centros de Educação Infantil, tiveram aulas suspensas nesta sexta-feira (28). “Encaminhamos bilhetes e avisos para os pais ontem, avisando que não haveria aula, uma vez que inúmeros professores aderiram à paralisação. Este dia perdido será reposto posteriormente, para que consigamos fechar os 200 dias letivos obrigatórios do calendário escolar”, explica a secretária de Educação de Forquilhinha, Sônia Regina Gonçalves.
Já nas escolas da rede estadual de ensino, as aulas seguem normalmente. Em relação ao assunto, a Gerência Regional de Educação da região carbonífera emitiu a seguinte nota oficial:
“O calendário escolar define a sexta-feira, 28, como dia letivo normal nas escolas da rede pública estadual. Por isso, as escolas devem manter suas atividades, sendo que a eventual ausência dos profissionais da educação será considerada falta nos termos da legislação em vigor. Eventuais transtornos devido a paralisação do transporte devem ser analisados pela escola, juntamente com a Gerência Regional de Educação, a fim de organizar a reposição das aulas e do conteúdo perdido”.
SAÚDE
O setor de saúde de Forquilhinha, por sua vez, começou a manhã funcionando normalmente em quase todos os bairros. “Nossos postos de saúde abriram para atendimento ao público. Apenas a unidade da Santa Cruz não tem médico clínico geral atendendo por conta da greve. Até mesmo o Pronto Atendimento Central está aberto para receber a população”, argumenta o secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela.
TRANSPORTE COLETIVO
Em relação ao transporte coletivo, os ônibus municipais de Forquilhinha (que circulam apenas dentro do município) começaram a manhã de sexta-feira também funcionando de maneira normal. No entanto, os horários intermunicipais (de Forquilhinha para Criciúma, e vice-versa) podem sofrer transtornos, uma vez que em Criciúma foi deflagrada uma paralisação geral das atividades da categoria.
COMÉRCIO
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha emitiu comunicado através das redes sociais, reforçando que os estabelecimentos comerciais do município, principalmente os que são associados à CDL, irão abrir e funcionar como todos os dias.
CÂMARA DE VEREADORES
Por fim, a Câmara de Vereadores de Forquilhinha emitiu nota oficial apoiando o Dia de Greve Geral. Com isso, não haverá expediente no Legislativo forquilhinhense nesta sexta-feira (28). Confira o posicionamento, na íntegra:
“A Câmara de Vereadores de Forquilhinha, apoiando a vontade popular, declara adesão à greve geral organizada para esta sexta-feira, 28, no país. A manifestação acontece em forma de protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo federal. E informa que em razão disso, as atividades na Câmara de Vereadores de Forquilhinha nesta sexta serão paralisadas”.
Com informações de Francine Ferreira / Forquilhinha Notícias