Geral

Greve do Hospital de Laguna será iniciada neste sábado

Foto: Elvis Palma/DS

Foto: Elvis Palma/DS

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, estará de portas fechadas a partir deste sábado, sem data para retomar os atendimentos. Ficam mantidos apenas os atendimentos dos casos de urgência e emergência.

“A proposta do hospital foi pagar um vale de R$ 250 para ser descontado do décimo terceiro, que seria pago apenas no mês de janeiro. Já o pagamento de novembro, que deveria ter sido feito no quinto dia útil deste mês, seria pago apenas na terça-feira. Em votação em assembleia, os funcionários não aceitaram a proposta e a greve será deflagrada”, conta Varlei Bittencourt, auxiliar administrativo do Sindicato da Saúde de Tubarão e Região.

Em atraso com pagamentos do décimo terceiro e do salário do mês, a instituição aponta que não deve fazer nova proposta aos funcionários. “Não há condições. O Ministério da Saúde atrasou o repasse dos valores de pagamento dos atendimentos do SUS de novembro, em torno de R$ 500 mil. Esse pagamento foi liberado apenas ontem [quinta-feira]. Logo, demora entre 48 e 72 horas para entrar, e só cobre as despesas do mês”, afirma a presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos.

Segundo ela, o pagamento do décimo terceiro ficaria para trás, sendo efetivado durante o mês de janeiro. “É o que podemos oferecer”, aponta.

Natal difícil

De acordo com um funcionário que preferiu não se identificar, a situação dos trabalhadores é crítica. “Não é de agora que eles têm atrasado os salários. Entendemos a situação dos pacientes e até do hospital, mas nossas contas não esperam. Dia desses uma colega estava chorando porque ia ser despejada por não conseguir pagar o aluguel na data. Vamos passar o Natal sem dinheiro nenhum, sem poder comprar um presente, ceia, pois nem o pagamento do mês recebemos”, declara.

O funcionário diz ainda que o pedido dos grevistas é apenas o pagamento do que está em atraso. “Não estamos pedindo nada mais que nossos direitos legais. Chegamos a uma situação-limite”, afirma.

Com informações do Jornal Diário do Sul