Os vereadores de Orleans prestaram merecida homenagem à APAE do município em Sessão Solene que marcou os 35 anos de atuação. A noite rendeu muitos elogios como forma de reconhecimento ao trabalho em defesa do direito das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Além dos 11 vereadores de Orleans, a cerimônia contou com a presença dos deputados estaduais José Nei Ascari e Dóia Guglielmi, do presidente da APAE de Orleans, Lorenço Ascari, juntamente com alunos e funcionários, do prefeito Jorge Koch, do vice-prefeito Mário Coan, demais profissionais da Prefeitura de Orleans e familiares de alunos e dos homenageados, além da população em geral.
Como forma de gratidão por todo o empenho e dedicação, os vereadores entregaram 12 placas. Nove delas para ex-presidentes, uma ao atual presidente, uma ao deputado estadual José Nei Ascari, que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, e também a Hudson Librelato, representando o Lions Clube de Orleans, clube de serviço que teve papel fundamental na fundação da APAE.
Na oportunidade, a história da APAE de Orleans foi narrada ao serem descritas as conquistas dos presidentes que por ela passaram (leia ao fim da matéria). Seja pelo modo corajoso, abençoado, ousado, inovador, otimista, zeloso, afável, altruísta, audacioso ou intenso de conduzir, cada um contribuiu – junto à equipe de colaboradores, aos alunos e seus familiares – para que a instituição se tornasse uma das melhores do Brasil, sendo referência estadual e nacionalmente.
Confira o momento da entrega das placas
[soliloquy id=”237775″]
Em seguida, os alunos da APAE de Orleans, Elias da Silva Celso e Gabriela Adriana de Almeida, realizaram uma apresentação de dança da música Paciência, de Lenine. O momento encantou e emocionou a todos os presentes e a dupla foi calorosamente aplaudida de pé. Logo após, também foram homenageados.
[soliloquy id=”237780″]
A predominância das mulheres desde a fundação
Durante seu pronunciamento, o presidente da APAE de Orleans, Lorenço Ascari Junior, enalteceu a atuação das mulheres desde a fundação. “A ideia, a semente plantada para a fundação da APAE, em 1982, se deu por uma mulher, a Leila. A irmã mais nova dela tinha deficiência. Convivendo com essas necessidades, ela trouxe um modelo que, há mais de 60 anos, é referência no Brasil, que é a APAE. Se formos ver a nossa galeria, a maior parte dos nossos presidentes é formada por mulheres. A diretora da escola, a diretora financeira, a secretária são mulheres. A essência da APAE é feminina”, enfatizou.
Leila Lady Felisbino não pode estar presente, pois está fora do país, mas foi representada na oportunidade. Ao acompanhar a sessão solene ao vivo pelo site da Câmara de Vereadores, relembrou-se do período em que atuou na APAE e escreveu um relato. Veja abaixo na íntegra:
“Quando o Lorenço falou que fundei a APAE porque eu tinha uma irmã excepcional, isso foi verdade, minha irmã não tinha onde ir e foi alfabetizada em casa.
Quando falou que hoje é fácil administrar a APAE, é verdade. No meu tempo, a APAE foi fundada, eu tinha os documentos nas mãos e me perguntava, e agora? Por onde que eu começo?
O colégio Toneza Cascaes, na época estava fechado por falta de condições físicas de funcionamento, daí fui falar com o Valmir Bratti para pedir uma salas emprestadas para o funcionamento da escola.
Ele emprestou 3 salas e os banheiros.
As salas e os banheiros precisavam reforma geral. Contratei um pedreiro e paguei a reforma do meu bolso. Nisso a Arlene me procurou, disse que tinha experiencia com APAE, nos juntamos as duas.
Mandei cartinha para todas as famílias de Orleans pedindo doações de tudo o que não precisassem mais em suas casas tais como, pratos, talheres, panelas, toalhas etc. Passei com meu carro nas casas das pessoas para recolher as doações.
Começamos a atender os primeiros alunos, mas não tínhamos transporte, minha mãe tinha fusquinha que ela emprestava para ir buscar algumas crianças. Eu pagava do meu bolso o lanche das crianças.
Passado um tempo, o colégio pediu para sairmos, foi onde alugamos a casa do Rubens Hilbert, as dificuldades eram muitas, mas graças a Deus, superadas.
Parabéns mais uma vez e agora mais que nunca, quero visita-los na minha próxima ida ao Brasil”.
Hoje, a APAE recebe condições, mas nem sempre foi assim…
O atual presidente destacou ainda o esforço dos ex-presidentes, que lutaram por uma APAE que ainda não recebia o aporte necessário. “Hoje, se nós somos destaque, se somos referência, é fruto do trabalho de cada um de vocês, de cada presidente. Eu não canso de ressaltar o trabalho de vocês. É por isso que temos porta aberta em qualquer lugar que a gente vá”, salientou.
Ele ressaltou ainda a todo o apoio recebido, em especial, dos deputados estaduais que compõem a Alesc, dos colaboradores que escrevem a história da APAE, e da população que sempre contribui, seja com doações ou palavras de incentivo.
“Eu sempre falo que hoje é muito fácil administrar uma APAE. Com o incentivo do governo federal, estadual e municipal, é só receber o dinheiro, aplicar e prestar contas. Difícil era na época de vocês. Vocês sabem do que eu estou falando. Faltava alimento e vocês tinham que correr atrás, pedir aos vizinhos, para dar o lanche aos nossos alunos. Hoje, a gente recebe merenda escolar, recebemos o Fundo Social, que é um marco. Se formos pegar a história de todas as APAES, podemos dividir entre antes e depois do Fundo Social. Hoje, a realidade é outra. Conseguimos investir e planejar”, acrescentou.
Por isso, uma das melhores APAE do Brasil sonha alto
As conquistas fora muitas, mas ainda há muito para se buscar. “Temos muito a comemorar graças ao apoio de cada um de vocês. Muito obrigado pela justa homenagem à instituição APAE, aos ex-presidentes, aos colaboradores, aos pais e aos alunos. Somos mais de 100 voluntários. É a união que faz a força. Muito obrigado pela contribuição de cada um de vocês. Isso é muito importante”, afirmou.
“Lembrem-se sempre: a APAE é de Orleans. Então, se hoje estamos bem, é porque a cidade vai bem e nos dá esta condição de voar bem alto. Estamos projetando um investimento de mais de R$ 1 milhão, estamos estudando a renovação de nossa frota. Se Deus quiser e se nosso engenheiro permitir, em outubro, iremos iniciar a obra e iremos voar bem mais alto. Orgulhem-se! Somos referência no estado e somos uma das melhores APAES do Brasil”, exaltou.
Ações da APAE de Orleans são reproduzidas em outras cidades
O deputado estadual José Nei Ascari, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, narrou todo o envolvimento dele com o movimento APAEano.
“Via de regra, as APAES, em todo o estado, fazem um trabalho de inclusão muito forte. Mas a APAE de Orleans é referência neste contexto e virou notícia após um vídeo que rodou o mundo em função deste resultado. É claro que há contribuição do poder público, mas se este trabalho é forte, se a unidade é respeitada, é porque existem dirigentes comprometidos. E eles foram homenageados de forma justa nesta noite. Quero destacar, de forma especial, o trabalho feito pelo Lorenço Ascari. Hoje, o trabalho dele e dos demais funcionários é conhecido em todo o estado e ações que são realizadas aqui em Orleans são copiadas em várias outras cidades”, reforçou.
[soliloquy id=”237782″]
Vereadores reconhecem trabalho realizado
Cada partido presente na Casa Legislativa de Orleans foi representado por um vereador, que se pronunciou a respeito da APAE de Orleans.
Presidente Lucas Canever Librelato – PSDB
“É com muita honra que podemos prestar esta homenagem hoje. A APAE é uma das instituições mais queridas e respeitadas de todo o país. O movimento APAEano é o maior do Brasil e do mundo. Parabéns a todos que fazem parte. Eu vejo que o mais importante é a necessidade de lutarmos contra o preconceito e quebrarmos as barreiras que limitam a participação social. Se hoje nós temos no Brasil pessoas com deficiência estudando, trabalhando, participando de competições esportivas e recebendo notoriedade, é porque a sociedade evoluiu. Para isso, a contribuição da APAE na conscientização foi gigante”, apontou.
Udir Luiz Pavei, o Dija – PSD
“Cada um, da sua maneira, contribuiu para que a APAE de Orleans fosse referência em Santa Catarina e no Brasil. Nos enche de orgulho ver todos estes alunos felizes e este trabalho tão bonito sendo realizado nestes 35 anos de história”, enalteceu.
Osvaldo Cruzetta, o Vá – PP
“Ouvindo as homenagens, pude acompanhar passo a passo, refletindo sobre o trabalho de cada presidente, sobre o esforço para alcançar tantas conquistas. Nosso reconhecimento a todos que voluntariamente trabalharam para que as pessoas com deficiência possam ser bem atendidas, que tanto nos emocionam”, destacou.
“Presidente Lorenço, acabei de receber uma ligação do deputado estadual Valmir Comin, do PP, hoje secretário de Estado da Assistência Social, que pediu para que eu o representasse nesta noite, e reafirmasse a liberação de R$ 150 mil para ampliação e reforma da sede da APAE. O nosso deputado federal Jorge Boeira também assumiu o compromisso, há poucos dias, quando esteve aqui, junto com toda a direção da APAE, de liberar uma van ou um micro-ônibus para o transporte dos alunos”, acrescentou.
Edson Ribeiro, o Titi, representando o PR, parabenizou e agradeceu à APAE de Orleans pelo importante trabalho realizado ao longo destes 35 anos.
Antônio Dias André, o Geada – PMDB
“O que fica de mais importante é o valor que é dado ao ser humano. A APAE de Orleans é sinal de um amor fraterno e uma dedicação imensa, de um trabalho que se faz com o coração aberto. Eu estive duas vezes lá e, nas duas vezes, me emocionei. Quero aqui parabenizar a todos que trabalham na APAE porque, realmente, o trabalho de vocês enobrece o ser humano”, afirmou.
Mirele Cruz Debiasi Perico – PSDB
“Escolhi algumas palavras que descrevem bem a APAE de Orleans. Primeiro, escolhi a coragem, para enfrentar o preconceito, as dificuldades e os muitos nãos que os pais, alunos e a entidade recebeu nesses 35 anos. Em segundo, escolhi a resiliência, para cada não recebido, vocês levantarem a cabeça e acreditarem todos os dias naquilo que se faz. Em terceiro, a palavra dedicação. Primeiramente, destes pais especiais, com sabedoria, fazendo o máximo pelos seus filhos. E a dedicação que eu vejo no olhar de cada, professor, colaborador e voluntário da APAE do município. E também, como não citar o amor, se a única maneira de se fazer um excelente trabalho é o fazendo com amor. E ainda mais: o amor ao próximo. O mundo, com certeza, será um lugar melhor de se viver quando a gente aprender amar uns aos outros sem por defeitos, sem preconceito, respeitando a diferença de todos. Afinal, amor não é palavra. Amor é gesto. Não posso esquecer a importância da palavra fé, pois Deus transforma o choro em sorriso, a dor em força e toda a fraqueza em garra. Não coloque limite em seus sonhos, coloque fé”, disse.
Prefeito reforça apoio
O prefeito Jorge Koch também fez uso da palavra e reafirmou apoio e respeito pela APAE de Orleans. “Lorenço, tu és o cara em relação à APAE. Tens trabalhado bastante, acompanho o teu trabalho. A tua cobrança se faz necessária e já te disse da responsabilidade que nós temos em sermos parceiros da APAE nesse momento, principalmente, na obra de ampliação e reforma. Vou reafirmar nosso compromisso de que nós daremos todo apoio”, concluiu.
[soliloquy id=”237731″]
EX-PRESIDENTES DA APAE HOMENAGEADOS
LEILA LADY FELISBINO
1ª Diretoria – Gestão – 1982 a 1985
• CORAJOSA, organiza a documentação da Associação de pais e amigos dos Excepcionais, o estatuto.
• Contrata os primeiros professores e uma Assistente social.
• Início das atividades da Escola Especial no Colégio Toneza Cascaes com 25 alunos.
• Faz campanhas para mobiliar salas de aula, cozinha, secretaria e manutenção da Escola.
• Aluga uma casa do Sr. Rubens Hilbert para atendimento da Escola Especial “Lar da Esperança”.
• Realiza a 1ª Rifa da APAE.
• Deixa a gestão com dinheiro em caixa e materiais de construção.
LIZETE HILBERT SANDRINI
2ª Diretoria – Gestão – 1985 a 1987
• Foi ABENÇOADA com a idéia de pedir ao Estado a doação do antigo Posto de Saúde por intermédio do Sr. Juci Araújo Melo – O Sonho do funcionamento da Escola Especial em Sede própria já é uma realidade.
• Realiza campanhas e Rifa.
• Assina convênio com a LBA, recurso federal que ainda hoje recebemos.
• Continua com campanhas para manutenção da escola e arrecadação de fundos para a construção da sede própria.
MARIZA PEDONE
3ª Diretoria – Gestão – 1987 a 1989
4ª Diretoria – Gestão –1989 a 1992
• OUSADA, Adquire o primeiro veículo para o transporte dos alunos – uma Kombi usada.
• Sedia o 1° Encontro das APAES da Região Sul no Ginásio Homero de Miranda Gomes.
• Ganha a primeira Kombi 0km através do Projeto da Pró-vida Central Geral do Dizimo de São Paulo.
• No antigo posto de saúde, constrói e Inaugura da Sede própria com 416m².
• Através de campanhas e projetos recebe inúmeras doações.
• Realiza rifa para manutenção da escola, confecciona uniforme para os alunos, adquire equipamentos.
SILVESTRE FERNANDES
5ª Diretoria – Gestão –1992 a 1994
• INOVADOR, realiza na sede a ampliação de mais uma área de 182m².
• Estrutura a oficina de confecção de vassouras com aquisição de materiais e equipamentos.
• Através do projeto com a Associação Banco do Brasil adquire equipamentos e inaugura a primeira sala de fisioterapia da região.
• Realiza campanhas e promoções para manutenção da escola.
• Foi o braço direito nas duas gestões da Srª Mariza Pedone.
PLÍNIO GALVANE
6ª Diretoria – Gestão – 1994 A 1996
7ª Diretoria – Gestão – 1996 A 1998
• OTIMISTA, ampliou o transporte escolar dos alunos com a aquisição de um micro-ônibus usado e a compra de uma Van “BESTA” 0km.
• Realiza o 1° Baile Gaúcho para os alunos no CTG e outro no Orleans Tênis Clube.
• Leva os alunos duas vezes a passeio no parque Beto Carreiro na cidade de Penha.
• Informatiza a escola com aquisição do primeiro computador, telefone, fax, impressora; e também comprou vídeo cassete, TV 29 polegadas, freezer, cadeiras de rodas especiais e renovou o uniforme dos alunos
• Incentiva a plantação de palha de vassouras no terreno da SAMAE, para confecção de vassoura na oficina da escola.
• Promove campanhas e rifa para manutenção da escola e contratação de pessoal.
• Termina a segunda gestão com o sonho de ampliar a Escola.
KATIE EUGENIA HILBERT CASCAES
8ª Diretoria – Gestão – 1998 a 2000
• ZELOSA, consegue a doação de uma área de 534,06m² do Terreno da Prefeitura ao lado da APAE do prefeito Sr. Adolar Carboni Librelato para ampliação da Escola.
• Realiza no CTG baile gaúcho com traje típico para todos os alunos – vestidos de prenda e bombacha.
• Estrutura campanhas de Doação através da CELESC, COORSEL e FORUM
• Em parceria com o SINE oferece cursos profissionalizantes para os alunos
• Organiza o Clube de mães com a voluntária Angelina Ruzza Geremias.
• Promove campanhas e a manutenção da escola.
PLÍNIO GALVANE
9ª Diretoria – Gestão – 2000 a 2002
• Realiza a construção de uma área de 318m² para funcionamentos das oficinas e refeitório.
• Equipa a cozinha com forno industrial e compra máquinas de costura para a oficina de estopas.
• Realiza o 1° Encontro da Família Apaeana no CTG com uma grande confraternização em parceria com o grupo de Movimento de Irmãos.
• Realiza campanhas, rifa para construção e a manutenção da escola.
VENICIO DEBIASI
10ª Diretoria – Gestão – 2002 a 2004
• AFÁVEL, organiza o 1° Pedágio em parceria com a RBS.
• Participa ativamente das reuniões para Federação interviu junto do Estado na EFETIVAÇÃO DOS PROFESSORES para as APAES.
• Comprou uma nova Van DUCATO através do Projeto Guga Kuerten.
• Através do Projeto Kodak adquiriu cadeira de rodas especial para os alunos.
• Promove o 1º Evento – Garota e Garoto Especial no Orleans Tênis Clube.
• Equipa todas as repartições da escola com ventiladores de teto e algumas com aquecedores.
• Assina o 1º Convenio com a UNIMED – atendimento gratuito com médicos especialistas para os alunos.
• Promove o 1º Bazar da Receita Federal com mercadorias apreendidas.
• Inicia o Projeto Atendimento Fisioterapêutico integrado em parceria com a Secretaria municipal de saúde para inovação do atendimento e aquisição de novos equipamentos.
• Promove campanhas e rifa para manutenção da escola.
MARIA ZELMA CESCONETTO ZOMER
11ª Diretoria – Gestão – 2005 a 2007
• ALTRUÍSTA, Concluiu o Projeto Atendimento Fisioterapêutico integrado e Inaugura o novo espaço denominado “Fisioterapia: aluno Aldo Junior Veronezi”.
• Constrói um novo Refeitório com 151,44m².
• Constrói uma rampa coberta de acesso entre os espaço físico da escola.
• Promove o 2º Bazar da Receita federal com mercadorias apreendidas.
• Compra um novo veículo Van Ducato e outra veículo Van usada.
• Promove o 2° Encontro da Família Apaeana, no clube dos idosos.
• Concede aos alunos uniformização completa
• Consegue a doação de um carro Ipanema usado da Secretaria de Segurança do Estado.
• Firma Convênio Fundo Social – Lei Júlio Garcia,
• Informatiza uma sala para uso dos alunos com a colaboração Forum, Eletrosul; Câmara de Vereadores, Rotary.
• Adquire Datashow, DVD, microondas, cadeiras de roda especial, materiais para fisioterapia.
• Aumenta a carga horária dos técnicos.
• Realiza campanha, rifas, pedágio e a manutenção da escola.
ROSILANDIA ROCHA LIBRELATO
12ª Diretoria – Gestão – 2008 a 2010
13ª DIRETORIA – GESTÃO – 2011 A 2013
• AUDACIOSA, promove o 1º almoço solidário no Morro da Santinha – macarronada.
• Firma convenio com o SUS.
• Consegue cadeiras de rodas adaptadas para uso dos alunos em casa, através da Fundação Nova Vida em Florianópolis.
• Concede a 39 alunos o Processo de Curatela /ou Tutela, em parceria com o Escritório de advocacia Oliveira & Cruzeta e o Juiz de Direito do Forum de Orleans Dr. Paulo da Silva – os processos foram acompanhados por Lorenço Ascari Junior.
• Constrói uma área de 100m² e Inaugura o Espaço cultural e esportivo.
• Procede com pedidos insistentes de doação do terreno da Prefeitura que faz fundo com a Escola especial para ampliação do espaço físico de atendimentos.
• Realiza obras de pintura interna e externa da Escola; faz troca de piso nas salas de aula e secretaria e reforma a sala para atendimento dos bebês.
• Constrói uma cancha de bocha para os alunos.
• Adquire novos equipamentos, mobília e eletrodomésticos.
• Inova o controle de contas do Setor Financeiro da APAE, através da Portal Soft – Sistema Pratico, com a instalação de um programa de controle.
• Compra dois veículos novos – um microônibus Master e um veículo de pequeno porte Logan.
• Viabiliza o atendimento odontológico hospitalar sob anestesia para alunos impossibilitados de atendimentos normal em parceria com a secretaria da saúde e a fundação hospitalar Santa Otília e o anestesista Dr. Volnei Coral.
• Recebe mobílias e equipamentos dentário do Dr. Ronaldo Zapeline e estrutura o atendimento odontológico na Escola em parceria com a Secretaria municipal de saúde.
• Instala 16 câmeras de segurança na escola.
• Sediou o IX Festival Regional “Nossa Arte” das APAEs da Região das Encostas da Serra
• Realizou o 3º Bazar da Receita federal com mercadorias apreendidas.
• Instalou aparelhos de ar condicionado quente/frio em todas as repartições da Escola.
• Firmou convenio com a Celesc para instalação de placas de Energia solar para aquecimento de cinco chuveiros – Projeto Banho de Sol
• Renovou o uniforme dos alunos em parceria com o Instituto Guga Kuerten.
• Promoveu a ida dos alunos das Oficina no parque do Beto Carreiro em Penha
• Apóia os trabalhos da Direção e equipe de técnicos no Projeto de Prevenção de Deficiências – “Prevenção, uma Solução” – O projeto ganha reconhecimento a nível Estadual.
• Realiza campanha, rifas, pedágios e a manutenção da escola.
LORENÇO ASCARI JUNIOR
14ª Diretoria – Gestão – 2014 a 2016
15ª DIRETORIA – GESTÃO – 2017 A 2019
• INTENSO, realiza o primeiro Seminário de Prevenção de Deficiências – “Prevenção Uma Solução” no Orleans Tênis Clube em parceria com ALESC.
• Adquire um novo veículo Ducato, através da Pró-Vida, Central Geral do Dizimo de São Paulo.
• Intensifica a divulgação dos trabalhos da APAE, Campanhas e as Atividades da Escola em redes social.
• Promove a Campanha “Seleção Solidária” com venda de camisetas da Copa do Mundo em parceria com a Empresa Librelato.
• Realiza a 1ª e 2ª Campanha Natal apaixonados – com adoção de cartinhas para presentear alunos no Natal.
• Inova a sala de informática para os alunos com aquisição de mobília e computadores novos.
• Cria o Programa de atendimento de Hidroterapia para alunos de 01 a 14 anos em parceria com a Academia Aquamara.
• Consegue cadeiras de rodas adaptadas para uso dos alunos em casa, através da Fundação Nova Vida em Florianópolis.
• Investe em tecnologia da Nasa para reabilitação dos alunos com a implantação do atendimento de Pedia Suit, teve nesse projeto a parceria do Lions Clube.
• Realiza o Cerimonial de Doação para receber a Doação do terreno aos fundos da Escola da APAE, uma área de 992,30 m² do Prefeito Municipal Dr. Marco Antonio Bertoncini Cascaes.
• Implanta a Sala de Produção de Órteses, com equipamentos e matérias doados pela Federação Estadual das APAEs, para uso dos fisioterapeutas da região das Encostas da Serra.
• Apoia o grupo de voluntárias que confeccionam artesanatos de natal para o bazar da APAE, tendo à frente do grupo a Srª Herminia Loli Ascari.
• Tem os trabalhos da APAE divulgados na TV da Assembléia Legislativa/ ALESC, RBS TV, Rede Record, SBT e Rede Globo.
• Recebe na APAE a ilustre visita do Governador do Estado – Srº Raimundo Colombo.
• Reaquece a Campanha de Doação para APAE nas faturas de energia Elétrica da Celesc e Coorsel, em Parceria com a o UNIBAVE.
• Firma convenio com a secretaria municipal de saúde para alteração da carga horaria do atendimento de fisioterapia.
• Realiza campanha, mantem assinatura de convênios, realiza pedágios para a manutenção da escola.
• Idealiza um audacioso Projeto de Construção e Ampliação da Escola para suprir a necessidade de espaços físicos para atendimentos dos alunos.
Assista à Sessão Solene completa no vídeo abaixo: