A faixa foi retirada da entrada do CIC, onde acontece o 'Transforma, festival de cinema LGBTQIAPN+', em Florianópolis
A Fundação Catarinense de Cultura causou controvérsia ao ordenar a retirada de uma faixa de boas-vindas utilizando linguagem neutra no Transforma, festival de cinema LGBTQIAPN+ de Santa Catarina.
A faixa com a frase “Sejam bem-vindes” foi removida da fachada do Centro Integrado de Cultura na manhã de quinta-feira (23).
Lei proíbe linguagem neutra
Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável
O presidente da FCC, Rafael Nogueira, justificou a ação com base no decreto 1.329, de 15 de junho de 2021, que proíbe o uso de linguagem neutra em comunicações oficiais do governo e prédios públicos.
Os organizadores do festival Transforma expressaram surpresa, mas disposição para cumprir a decisão. Em nota oficial, reafirmaram seu compromisso com a promoção de inclusão e diversidade.
“Nós entendemos a responsabilidade social da utilização da linguagem neutra, bem como da difusão do audiovisual que aborda as temáticas de gênero e sexualidade. Somos contra qualquer atitude de censura ou violência cometida contra a Comunidade LGBTQIAPN+!”, diz a nota.
Apesar da polêmica, a assessoria do festival Transforma confirmou que o festival continuará conforme o planejado até o dia 28.
Com informações ND+