Essa é a primeira vez que o benefício é estendido a toda a população da cidade.
O Governo Federal anunciou que irá liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS dos moradores de Treviso. O comunicado se deu nesta segunda-feira (7). A ação tem o objetivo de ajudar na recuperação da cidade que foi atingida no dia 8 de junho deste ano por um vendaval.
Essa é a primeira vez que o governo faz a liberação do FGTS para toda a população de Treviso em decorrência de um desastre natural. A informação está no Diário Oficial da União, mediante Portaria de número 108 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
“Esse reconhecimento só foi possível porque a nossa equipe da prefeitura seguiu todos os passos necessários exigidos. A coordenação municipal de Defesa Civil esteve desde os primeiros momentos coletando os dados. Todos os detalhes foram enviados para o sistema nacional. Depois, nós decretamos Situação de Emergência. Agora, a população vai colher os frutos. Muitas pessoas tiveram suas casas e empresas danificadas e até mesmo destruídas naquele vendaval. Poder sacar o FGTS vai ser um alívio para as famílias”, afirma o prefeito Jaimir Comin.
Uma estrutura será montada pela Prefeitura para fazer o cadastramento da população a partir da próxima semana. Todos os moradores de Treviso que possuem saldo em suas contas do FGTS poderão efetuar o saque. Ele estará disponível por 90 dias. “Conseguimos a liberação do FGTS para toda a população de Treviso. O evento climático que aconteceu na cidade foi de grandes proporções. Por isso, esse foi o pedido da Defesa Civil Municipal para o Governo Federal. Cumprir com todos os requisitos e burocracias foi uma tarefa difícil. Apesar disso, tivemos o resultado positivo que foi o reconhecimento e a liberação em menos de dois meses”, comemora o coordenador municipal da Defesa Civil de Treviso, Vinicius Pasquali.
As informações sobre como se cadastrar para efetuar o saque serão repassadas durante essa semana. O processo será realizado com o auxílio da Caixa Econômica Federal.
Colaboração: Bruna Borges / Comunicação Prefeitura de Treviso
[soliloquy id="234496"]