O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-101 e da BR-285, deputado federal Ronaldo Benedet foi informado nessa terça-feira (9), pelo diretor geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Jorge Luiz Macedo Bastos, que o Governo Federal quer incluir a construção do túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na concessão da BR-101 Sul.
“Estamos com dificuldades e achando uma forma para que o pedágio não fique caro. Até outubro, pretendemos fazer uma audiência pública em Santa Catarina para discutirmos esse assunto”, informou o diretor da ANTT. Defensor da construção da quinta e sexta pistas, o deputado Ronaldo Benedet solicitou ao diretor geral um estudo técnico do valor da construção das duas pistas.
“O túnel iria custar R$ 700 milhões para o Governo Federal e foi barrado pelo Tribunal de Contas da União. Não vamos aceitar que o Governo cobre do cidadão a construção desse túnel em forma de pedágio, pois existem formas mais econômicas de resolver o problema daquela localidade, como a construção da quinta e sexta pistas”, destaca Benedet.
No próximo dia 25 de agosto, o diretor geral do Dnit, Valter Cassimiro, estará em Santa Catarina cumprindo roteiro com o deputado Ronaldo Benedet, nas BR-101 e BR-285, em Timbé do Sul. “Nossa primeira vistoria será no Morro dos Cavalos, onde discutiremos a construção das duas pitas e cobrarei a não inclusão da construção do túnel pela concessão. Em seguida, iremos a Timbé do Sul vistoriar a BR-285 e terminaremos em Sombrio, em uma audiência pública com moradores da localidade sobre mudanças nas marginais da BR-101”, informa o deputado federal.