Poder Executivo

Governo do Estado assina contratos para obras de Assistência Social em 43 municípios catarinenses

Foto: Alessandra Vieira e Martin Loika / SST

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, assinou nesta quarta-feira (20), contratos e ordens de serviço com 43 municípios catarinenses para construção de novos Centros de Referência de Assistência Social – Cras, Centros de Referência Especializados em Assistência Social – Creas e uma Unidade Pública de Acolhimento Institucional. Para a construção das unidades o Governo do Estado investiu R$ 15 milhões. O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores também participou das assinaturas.

“Um equipamento desse faz e muito a diferença na vida dessas pessoas que geralmente estão em grau de vulnerabilidade extrema. Temos que partir para o enfrentamento, porque, em um jovem ou adolescente, uma abordagem correta desvia totalmente do raio da criminalidade, das drogas e passa a encaminhá-lo para o bem. Por isso, é de um valor imensurável e sem precedentes”, destacou o secretário Comin.

Serão 30 Cras instalados, sendo 12 do lote 2 nos municípios de Atalanta, Balneário Rincão, Irati, Itapema, Jupiá, Laurentino, Lontras, Modelo, Ponte Alta do Norte, São Bonifácio, Três Barras e Zortéa, e mais 18 do lote 3 em Agronômica, Armazém, Balneário Gaivota, Barra Velha, Biguaçu, Caibi, Imbuia, Iporã do Oeste, Ipumirim, Jardinópolis, Morro Grande, Nova Trento, Nova Veneza, Novo Horizonte, Porto Belo, Romelândia, Salete e Santa Cecília.

Foto: Alessandra Vieira e Martin Loika / SST

>>> Mais imagens na galeria

A prefeita de Salete, Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, frisou a importância da construção do Cras no atendimento às famílias mais carentes. “Como a gente não tinha construção e sede própria da prefeitura, vai ser de grande importância porque vamos conseguir atender muitas famílias e têm pessoas muito carentes que precisam desse apoio e acesso”.

Os 12 Creas serão construídos nos municípios de Caçador, Calmon, Florianópolis, Catanduvas, Forquilhinha, Laguna, Monte Castelo, Morro da Fumaça, Navegantes, Ponte Serrada, São Miguel do Oeste e Schroeder.

Guaramirim, no Norte do Estado, recebe uma Unidade Pública de Acolhimento Institucional. Construída em 491 metros quadrados, seu objetivo é acolher as pessoas que tiveram seus vínculos familiares rompidos, sejam crianças, adolescentes ou idosos.

Creas são unidades onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Cada unidade tem 220 metros quadros.

Os Cras é responsável pela organização e pela oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – Suas, nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. O prédio é construído no padrão de 171 metros quadrados e contempla toda a mobília.

Todos os equipamentos são construídos dentro dos padrões exigidos de acessibilidade e espaço físico compatível com o trabalho social que é realizado.

Colaboração: Rafael Vieira de Araújo / Secom

Foto: Alessandra Vieira e Martin Loika / SST

Foto: Alessandra Vieira e Martin Loika / SST

Notícias Relacionadas

Com investimento de R$ 3,9 milhões, Estado entrega unidades de assistência social em Armazém, Rio do Oeste, Lontras e Florianópolis

Cada uma das unidades conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília.

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

AO VIVO: Tribunal julga Moisés pelo caso dos respiradores

A sessão acontece por videoconferência, devido ao risco apresentado pela pandemia.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE