O governador Raimundo Colombo determinou que todas as instituições do Governo de Santa Catarina devem atuar de maneira integrada para atender os moradores de Xanxerê, no Oeste do Estado. A cidade foi atingida, na tarde dessa segunda-feira (20), por um fenômeno climático que se assemelha a um tornado, mas que ainda não foi confirmado pela Defesa Civil.
O trabalho conta com apoio de instituições que compõe o Grupo de Ações Coordenadas (Grac). A Polícia Militar, além de auxiliar no atendimento emergencial, cedeu um caminhão para transportar os materiais de auxílio humanitário de municípios vizinhos para Xanxerê. São distribuídos kits de acomodação, água potável, lonas e telhas. O Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil também acompanha a situação e oferece auxílio no atendimento. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina deve reforçar as equipes para atender os feridos. Dois coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina trabalham em Xanxerê para realizar um levantamento do número de afetados, desabrigados e ou desalojados.
O secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, acompanha todas as ações na região. Durante o temporal isolado, cinco torres de energia teriam sido arrancadas do solo, ocasionando queda de energia em 200 mil unidades consumidoras. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza duas mortes, uma confirmada e outra informada, em decorrência do vendaval. O Grupo de Ações Coordenadas do Estado estima que haja mais de mil desabrigados, além de um volume ainda não calculado de residências destelhadas e postes derrubados. A estimativa inicial é que mais de 500 casas foram atingidas.
Segundo o coordenador Regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Ainda não se tem um levantamento total de pessoas machucadas. Pelo menos sete bairros foram afetados pelos fortes ventos. Um ginásio chegou a desabar. O município ainda sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia, mas profissionais das empresas de fornecimento desses serviços trabalham para restabelecer os sistemas.
Nessa segunda-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina já disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. Parte dos itens de auxílio humanitário já foi levada a Xanxerê. O restante deve chegar aos moradores nesta terça-feira.
Colaboração: Imprensa Secretaria de Estado da Defesa Civil