Saúde

Governo do Estado garante apoio ao hospital de Urussanga

Foto: Renan Medeiros

Foto: Renan Medeiros

O secretário estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing, foi objetivo quanto à situação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga: garantiu para este mês o esperado repasse de R$ 129 mil, que servirá para pagar os médicos. E não hesitou em apoiar a inclusão do hospital na Rede Cegonha. "O que precisar investir para adequar a estrutura física o Estado banca", afirmou.

A resposta de Kleinubing foi dada nesta terça-feira à tarde, em Florianópolis, durante audiência com representantes das prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça. Agora, o próximo passo será retomar as discussões para colocar o hospital na Rede Cegonha, um programa federal criado para estimular os partos humanizados. Com isso, o Nossa Senhora da Conceição fará jus a uma ajuda mensal de R$ 50 mil por parte da União.

"Era essa a postura que esperávamos do secretário estadual de Saúde. Agora vamos agir para conseguir manter definitivamente as atividades da maternidade", informou a secretária municipal de Saúde de Urussanga, Mariângela Dal Bó Lapolli. O hospital trabalha com aproximadamente 40 partos por mês, atendendo a vários municípios das regiões de Criciúma e Tubarão, como Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Lauro Müller e Sangão.

"No dia 26 deste mês haverá uma reunião com todos os secretários municipais de Saúde dos municípios que utilizam os serviços do hospital e com a coordenação estadual da Rede Cegonha. Lá vamos ver o que precisa ser feito para readequar a estrutura", antecipou o prefeito em exercício de Urussanga, Luiz Henrique Martins.

A audiência foi realizada no gabinete do deputado estadual José Nei Ascari, e também participaram as secretárias de Saúde de Cocal do Sul e Morro da Fumaça, a vice-prefeita de Cocal, Cirlene Scarpatto, representantes da direção do hospital, os vereadores Odivaldo Bonetti e Rozemar Sebastião (o Taliano) e os deputados Cleiton Salvaro, Rodrigo Minotto, Luiz Fernando Cardoso e Ascari.

Colaboração: Renan Medeiros