O Programa SC Rural está causando uma verdadeira transformação na agricultura familiar catarinense. Com cinco anos de execução e investimentos previstos de U$ 189 milhões, o Programa tem foco no desenvolvimento econômico, ambiental e social do meio rural. A parceria entre o Governo do Estado e Banco Mundial – Bird para a execução do SC Rural termina em setembro de 2016, porém o governador Raimundo Colombo já autorizou iniciar as tratativas para a continuidade das ações.
Nesta quinta-feira (2), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, apresentou ao governador Raimundo Colombo informações e números sobre as conquistas do SC Rural nos cinco anos de execução.
Nesse período, o Programa implementou 393 planos de negócios, chamados de Projetos Estruturantes, que beneficiaram 6.318 famílias; apoiou a melhoria de sistemas de produção para mais de 32 mil agricultores; capacitou 753 jovens com cursos em empreendedorismo socioambiental e inclusão digital; credenciou 2001 propriedades rurais no Sistema de Certificação Fitossanitária; contribuiu com a adequação e formalização de 236 empreendimentos agroindustriais já existentes e apoiou a criação de 86 novos empreendimentos da agricultura familiar.
“Esses são só alguns números que demonstram a importância do SC Rural para o fortalecimento do meio rural. O Programa dá continuidade às ações do Microbacias 1 e 2 e incentiva o aumento da competitividade para os produtos da agricultura familiar e o empreendedorismo, principalmente para os jovens”, destaca Sopelsa.
O secretário executivo do SC Rural, Julio Cesar Bodanese e o diretor de Projetos Especiais, Ditmar Zimath, receberam sinal verde para iniciar os estudos e tratativas para a assinatura de um novo contrato com o Banco Mundial. A parceria entre o Banco e o Governo do Estado possibilitou que o SC Rural tivesse investimentos previstos de U$ 189 milhões, dos quais US$ 90 milhões são financiados pelo Bird e US$ 99 milhões de contrapartida do Estado.
Para dar competitividade à agricultura familiar, o Programa SC Rural abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária e outras, que induzem a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.
O Programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e as ações multisssetoriais são desenvolvidas em parceria com mais sete instituições executoras: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e Secretaria da Infraestrutura.
Colaboração: Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca