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Governo do Estado conclui licitação de telefonia VOIP com economia anual de mais de R$ 8,8 milhões

Serão contemplados 31 órgãos estaduais, além das centrais de emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU.

Divulgação/Secom

Foi homologado na última semana o processo licitatório para contratação da nova empresa para prover o serviço de telefonia VOIP ao Governo do Estado. Serão contemplados 31 órgãos estaduais, além das centrais de emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU. Com o novo contrato, o valor que era de R$ 989 mil mensais passa para R$ 255 mil, uma redução anual de R$ 8,8 milhões.

“Desde que assumimos a Secretaria de Estado da Administração (SEA) estamos revisando e relicitando todos os contratos. Em relação ao serviço de telefonia VOIP, ainda em janeiro de 2019, tomamos a decisão de pagar apenas pelos pontos que estavam efetivamente em uso pelo Estado e não mais pelo contrato integral, como era até dezembro de 2018. Somente este movimento gerou uma economia superior a R$ 353 mil por mês”, explica o secretário de Estado da Administração Jorge Eduardo Tasca.

Já em maio de 2019, a SEA rescindiu o contrato com a empresa de telefonia contratada na gestão anterior, que inclusive foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, e realizou um processo licitatório emergencial que reduziu o valor mensal pago pelo serviço de telefonia VOIP para R$ 250 mil. Em dezembro de 2018, esse valor era de 989 mil reais por mês “Agora, finalizamos o pregão eletrônico para contratação definitiva e completa do serviço de telefonia pagando, por mês, R$ 255 mil” explica a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA, Karen Bayestorff.

Outro ponto positivo está na transparência do contrato estabelecido com a empresa. “Com as mudanças no Termo de Referência e nas condições estabelecidas no processo de contratação, ficou mais claro para o Estado quais as responsabilidades da empresa na execução do serviço de telefonia”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da SEA, Félix Fernando da Silva, que coordena a área responsável pelo acompanhamento e fiscalização do contrato.

A telefonia em sistema VOIP é feita via internet banda larga, diminuindo o custo operacional das ligações telefônicas via centrais de chamadas.

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