Saúde

Governo de SC estuda vacinar adolescentes contra a Covid-19; entenda

Em princípio, seriam grupos específicos de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, doenças raras e deficiências permanentes.

Foto: Luka Gonzales / AFP

A Secretaria de Estado da Saúde está realizando estudos para saber a viabilidade de vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 em SC. Em princípio, seriam grupos específicos. Jovens com comorbidades, doenças raras, deficiências permanentes.

Ainda não há a previsão para a conclusão deste trabalho. Mas a iniciativa expõe a intenção do Estado em avançar na vacinação para outros grupos, desde que haja a autorização do Ministério da Saúde.

No dia 11 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças e adolescentes a partir dos 12 anos, como já acontece nos Estados Unidos e na Europa.

​A cidade de Betim, em Minas Gerais, começou a vacinar este grupo. Foi a primeira no país. Mas nesta quinta-feira (17), o planejamento da prefeitura foi impedido pela Justiça por descumprir o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do Ministério da Saúde é para que Estados e municípios priorizem os adultos.

Enquanto aguarda a liberação nacional, o Estado do Ceará já cadastra os jovens, para deixar tudo organizado. ​Assim que concluir os estudos, o governo de SC deve seguir na mesma direção. Com informações do site NSC, enquanto isso não acontece, vale o cronograma já anunciado que é vacinar todos os adultos com pelo menos uma dose até outubro.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.