Geral

Governo de Lauro Müller prioriza compra da agricultura familiar e percentual atinge 65%

Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes em um limite de R$ 4,5 mil por ano

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lauro Müller

O Governo do município de Lauro Müller tem ampliado cada vez mais o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA que permite o Poder Executivo adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares do município. Somente a atual gestão, liderada pelo prefeito Valdir Fontanella, aumentou nestes últimos meses 42,97% a aquisição de alimentos produzidos por famílias de Lauro Müller. Atualmente o município atinge a marca de 64,97%, sendo que a Legislação exige que seja comprado no mínimo 30%.

Conforme o secretário de Agricultura do município, Acione Andrade Izidoro, no início de 2017, quando assumiu a pasta, a aquisição por meio do PAA estava em 22%, diante disso, iniciou-se uma série de trabalhos a fim de fortalecer a participação dos produtores do município. “O trabalho já tem dado resultado, meses depois, já estamos com este índice que podemos dizer que é uma referência para a região e deve subir mais. Temos dado todo suporte necessário para que nossos agricultores possam produzir ainda mais, visando sempre a qualidade destes alimentos, que sempre são recebidos por nutricionistas antes de serem enviados para as unidades de ensino”, destacou Acione.

Ainda conforme o secretário, entre os alimentos fornecidos no município estão: carne em cubos, moída e lombo suíno, temperos verdes, verduras, frutas, pão integral, mel, melado, queijo, feijão, banana, maça, laranja, limão e aipim. Recentemente também foi incluído o peixe, visando fomentar o setor da piscicultura e propiciar uma alimentação saudável aos alunos.

E quem já está colhendo os frutos deste projeto é a família da senhora Rosimari Carrer Baggio Demarch, produtora rural da comunidade de Guatá de Baixo. Há quase quatro anos participando da iniciativa, ela garante que não abre mão de se cadastrar, assim como outras 13 famílias que atualmente fornecem alimentos para o município.

“É uma renda extra que podemos contar todo mês para ajudar no sustento da minha família e arcar com as despesas. Produzo alface, repolho, couve, batata doce, milho aipim, laranja e limão. Acredito que é uma maneira também de promover o trabalho da agricultura”, comemorou Dona Rosimari.

O prefeito Valdir Fontanella destacou a felicidade de ver o município fortalecendo cada vez mais sua economia e valorizando as pessoas do meio rural. Ele parabenizou o excelente trabalho em equipe realizado pelas pastas de Agricultura e Educação.

“Estamos dando um grande para o fortalecimento da agricultura familiar. Este aumento mostra o quanto nossa equipe já ampliou na aquisição de alimentos produzidos pelos nossos agricultores familiares e isso tem ajudado a gerar emprego, mais renda para os nossos trabalhadores no campo e também alimentando com qualidade nossas crianças da rede municipal de ensino”, registrou Fontanella.

O programa

Os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta Local são ações do Fome Zero e promovem o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. Os programas também promovem a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes em um limite de R$ 4,5 mil por ano.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.