Vinte alunas se qualificam para o mercado de trabalho através de curso oferecido pelo município, através da Secretaria de Assistência Social. Aulas são realizadas e orientadas pelo Cras.
O Governo de Lauro Müller oficializou, na tarde de terça-feira (30), o início do curso de qualificação profissional direcionado para a área estética. São vinte alunas, divididas em duas turmas, com horários na parte da manhã e tarde, às terça e quintas-feiras. A qualificação é direcionada para inscritos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), braço da Secretaria de Assistência Social do município.
Os objetivos do curso são de capacitar as usuárias do Cras na área de estética, direcionados para a manicure e maquiagem, além de integrar e socializar todas as envolvidas para que possam aprender e apresentar a criatividade e habilidades que possuem. Somado a isso, o curso também pretende incentivar as usuárias a desenvolver ferramentas para garantir renda. A proposta das oficinas é definida nos encontros semanais, com aulas dinâmicas e práticas, planejadas de acordo com a evolução das alunas.
De acordo coma Secretária de Assistência Social de Lauro Müller, Rúbia Regina da Silva, o curso traz para as participantes a possibilidade de autonomia e empoderamento. “Vocês têm, hoje, a possibilidade de conseguir a subsistência sem mais depender da Assistência Social. O curso traz oportunidade de aprendizado, que vai ser usado por vocês para o empoderamento perante a sociedade”, diz. Rúbia fez, ainda, agradecimentos para a equipe da secretaria, à Primeira-Dama, Maria Emília Cesconetto e ao prefeito Valdir Fontanella.
O prefeito disse às alunas que o curso oferece algo além da melhoria da autoestima, que é a capacidade de autonomia financeira e pessoal. “Entendemos que o Cras tome como objetivo desenvolver as especialidades de cada uma. Esse aprendizado de hoje ficará para toda a vida e pode ser repassado a diante. Com a qualificação oferecida abre-se uma porta, uma oportunidade para conseguir renda, seja ela extra para a família ou para que vocês sejam independentes. Se esforcem muito, sejam melhores amanhã do que vocês são hoje. Busquem o aprendizado”, disse Fontanella.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lauro Müller atende a comunidade desde 2010 e funciona na rua Prefeito Flávio Righetto, no Centro.