Peças estão sendo retiradas em ruas que serão asfaltadas.
O Governo do Município de Lauro Müller inicia nesta quarta-feira (20) trabalhos construtivos para pavimentar rua Manoel Porfírio Nunes (acesso ao estádio municipal), no Centro. A pavimentação será feita com peças (lajotas de concreto e paralelepípedos) retiradas das ruas que serão pavimentadas com asfalto. A reutilização dá destino correto para as peças retiradas e vai garantir a trafegabilidade e conforto de moradores em vias sem pavimento. Os serviços são realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Serão retiradas, aproximadamente, 33 mil metros quadrados de lajotas e paralelepípedos das ruas que vão receber asfalto, que serão transportados, armazenados e classificados para avaliar a conservação das peças, antes de serem novamente utilizados para pavimento. As unidades desgastas ou danificadas não serão utilizadas. Caso não fossem reutilizadas, o material retirado seria descartado.
Segundo o Prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, o reaproveitamento das peças retiradas trará menor impacto ambiental. “E, além disso, vai trazer economia para o município, pois vamos usar um material que está sendo retirado e está em boas condições de uso. Vamos proporcionar melhorias para nossos moradores, usando da melhor forma possível, os bens conquistados por nossa sociedade”, afirma o prefeito.
O Secretário de Obras, Acione Antunes Izidoro, lembra aos moradores, motoristas e pedestres das ruas que estão recebendo pavimentação para tenham atenção redobrada durante o tempo de obras. “Temos trabalhadores e maquinário em circulação constante nessas vias. Por isso lembramos aos pedestres para terem cuidado quanto ao avanço dos trabalhos”, afirma Izidoro.
Trabalhos de asfaltamento seguem es três frentes – A rua Padre Hercílio Capeller é a primeira via do maior projeto de pavimentação de Lauro Müller a receber piso asfáltico, com toda a aplicação concluída na segunda-feira (18). Enquanto isso, trabalhos são continuados nas ruas Raul Dalsasso, no Distrito de Barro Branco e na rua Flávio Righetto, no Centro, com construção de drenagem, realocação de postes e reordenamento da rede de água potável.
A pavimentação de 17 ruas também vai beneficiar cerca de 403 estabelecimentos diferentes, entre eles residências, estabelecimentos comerciais, escolas, o Fórum da Comarca e a Fundação Hospitalar Henrique Lage. No projeto construtivo serão executados cerca de 3 mil metros de passeios públicos (calçadas) com acessibilidade para portadores de necessidades motoras, faixas de pedestres e todo o conjunto de sinalização de trânsito.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller