Profissionais da área da saúde de municípios da região, lideranças do município de Lauro Müller estiveram reunidos na tarde dessa quinta-feira (13), para o lançamento do Plano de Contingência para Saúde Pública e Acidentes com Produtos Perigosos.
Previamente elaborado, com exclusividade para o município, o plano serve para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento venha a se concretizar. O plano define as ações a serem desenvolvidas em uma região para atender as emergências e as responsabilidades incumbidas a cada um dos órgãos que participam dessa estratégia nos âmbitos municipal, estadual e federal.
O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária do município. No plano estão contidas informações sobre as características da área e sistemas envolvidos. “Seu intuito principal é treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e situações anormais. Destina-se também a estabelecer subsídios e definir responsabilidades no enfrentamento de eventos adversos como inundações graduais, inundações bruscas e enchentes”, explicou José dos Passos Ceron, técnico em Vigilância e Saúde do Município.
O documento foi apresentado pelo biólogo da Vigilância Sanitária Estadual, Antonio Anselmo Granzotto, que também explicou como que funciona em caso de alguma eventualidade prevista. O Plano é dividido em dois módulos para Lauro Müller, sendo o primeiro deles para saúde pública, em caso de catástrofes que possam acontecer no município, como enchentes, vendavais, inundações, desmoronamentos e ondas de frio intenso. Já o segundo módulo, é para acidentes com produtos perigosos, como em rodovias, hospitais, postos de combustíveis, empresas de plásticos e oficinas mecânicas.
A Secretária da pasta, Carla Zabotti Dias, comemorou a conquista, pois Lauro Müller foi o primeiro município da Região Carbonífera a apresentar o plano. “Com este plano em mãos vamos poder dar uma resposta rápida para o atendimento as pessoas em ocasiões especiais. Neste documento está o passo a passo de como agir, como proceder antes, durante e pós evento. Isso garante mais segurança e proteção à população”, ressaltou a secretária.
O evento de apresentação aconteceu no auditório do Paço Municipal, onde estiveram presentes também o vice-prefeito Pedro Barp Rodrigues, a secretária de Administração, Ana Rúbia Prestes Cesconetto, além de outros secretários municipais e servidores como o técnico em vigilância e saúde do município, Edson Mazzucco.
Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller