Um encontro realizado entre Governo Municipal, agricultores e técnicos da Epagri apresentou e incentivou, nesta semana, a participação junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, bem como, no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
Por meio de um projeto que começa a ser elaborado e do trabalho de conscientização dos agricultores para participação nesta iniciativa, a Resolução 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, estabelece que 30% dos recursos do PNAE repassados às cidades podem ser aplicados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar do município para a merenda escolar. A política pública prevê ainda a dispensa de licitação na aquisição de alimentos, o que facilita a comercialização da produção de pequenos produtores.
Com a aprovação do projeto, a prefeitura de Cocal poderá comprar até R$ 9 mil em alimentos de cada produtor por ano e com isso aumentar o volume de compras da agricultura familiar, cumprindo o que determina a Lei e melhorando a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos aos alunos assistidos pela rede pública de ensino.
As informações foram passadas pelo consultor e economista, Joelcy José Sá Lanzarini e o Engenheiro Agrônomo, Darlan Marquese, na Câmara de Vereadores. O encontro também contou com a participação do Prefeito Municipal, Ademir Magagnin, a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Educação, Raquel. R. Quarezemin, nutricionista, Ana Paula De Luca e o eng. Agrônomo da Epagri de Cocal, Cleiton Pereira.
“Nosso próximo passo é encaminhar o projeto e levar para o agricultor a importância desta oportunidade para que tenham interesse em fazer parte desta produção”, ressaltou o prefeito.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul
[soliloquy id=”115405″]