Esporte

Governo brasileiro vai notificar Espanha após racismo contra Vini Jr: ‘não vamos tolerar’

La Liga também deve ser notificada, conforme anúncio do Ministério da Igualdade Racial

Foto: LLUIS GENE /AFP/ ND
Leia mais

O Ministério da Igualdade Racial, do governo federal, divulgou neste domingo (21) que vai notificar a Espanha e a La Liga, responsável pelo campeonato espanhol, após os ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Junior.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O anúncio foi feito no Twitter oficial do Ministério, que escreveu: “Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”.

A ministra da pasta, Anielle Franco, também repudiou os ataques.

Racismo contra Vini Jr é recorrente

Os ataques sofridos pelo jogador carioca não são os primeiros registrados durante o campeonato espanhol. Neste domingo (21) durante um jogo entre o Valencia e o Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, parte da torcida começou a chamar o jogador de “macaco”. A partida ocorreu no estádio Mestalla e chegou a ser interrompida no segundo tempo após o caso. Valencia ganhou o jogo por 1 a 0.

Só para se ter uma ideia do número de ataques já registrados por Vini Jr, a La Liga já divulgou em jornais espanhóis como o “El País” que o jogador registrou oito denúncias contra casos de racismo.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Após os acontecimentos, Vini Jr se posicionou em seu perfil pessoal contra os ataques e relembrou: “sou mais forte que tudo isso”.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Governo estabelece regras e autoriza funcionamento de segmentos da cadeia automotiva, implementos agrícolas e lavanderias

A medida faz parte das ações para garantir o convívio responsável com o novo coronavírus à medida em que o Estado vai fortalecendo o sistema público de saúde.

Coronavírus em SC: Governo anuncia liberação com regras de cultos religiosos, shoppings, restaurantes e academias

A fiscalização dessas medidas, que valem enquanto durar a pandemia, ficará a cargo da vigilância sanitária e das equipes de segurança pública.