Futura concessionária será definida por edital a ser lançado pelo governo. Concessão será de 30 anos
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, publicou na manhã desta sexta-feira, 23, que assinou um decreto que autoriza a concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.
A futura concessionária será escolhida por meio de edital a ser lançado pelo governo do Estado. Hoje, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi é o principal aeródromo da região Sul e Extremo Sul de Santa Catarina e, com a concessão, passará a contar também com investimentos para viabilizar as operações de carga.
“Será um um divisor de águas para a economia não só da região, mas de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.
Quem vencer administrará a estrutura pelos próximos 30 anos e, nos primeiros três anos, deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem para 45 metros, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos.
Em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 40 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados. “Quando assumimos o governo, a maioria dos aeroportos estava em abandono. Alguns, como é o caso de Jaguaruna, estavam muito perto de fechar. Nos últimos quatro anos, todos os aeroportos catarinenses receberam investimentos e a aviação regional em SC vive seu melhor momento”, afirmou o governador pelas redes sociais.
Colaboração HCNoticias