Geral

Governador e vice lançam editais para desenvolvimento do Sul do Estado

Serão abertas licitações para a administração do Aeroporto Regional de Jaguaruna e o desassoreamento do Rio Tubarão

Dois importantes editais para o desenvolvimento de Tubarão e região serão lançados pelo governador Raimundo Colombo e pelo vice Eduardo Pinho Moreira, nesta terça-feira, 23. O primeiro será para a licitação de contrato com a empresa que irá administrar o aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O segundo edital vai ser para contratação do projeto executivo de drenagem e desassoreamento do Rio Tubarão para prevenção contra as cheias.

O aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi tem 2 mil metros quadrados de área construída e deverá atender cerca de 7 mil pessoas por mês com a operação inicial prevista para o próximo ano. Para as empresas interessadas em administrar o aeroporto, após a publicação no Diário Oficial, o prazo para apresentação das propostas será de 45 dias. Depois, são mais 15 dias para habilitação das empresas concorrentes e outros cinco para a homologação do resultado.

Este edital vai valer por um período de cinco anos. Depois desse prazo, outro edital será lançado, no qual o período de administração será maior. À vencedora caberá a contratação das companhias aéreas que irão operar no local. Já demonstraram interesse em ter escalas no aeroporto a Trip, Gol, Avianca, Azul e a NHT. "É um modelo novo para Santa Catarina. A preocupação do Governo do Estado não é apenas a construção do aeroporto, mas também garantir sua operação com equipe técnica e profissional. Isso deve ocorrer com todos os aeroportos regionais com voos regulares", disse o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

Para o projeto executivo de drenagem e desassoreamento do Rio Tubarão, a empresa que vencer a licitação terá nove meses para entregar o projeto concluído. Passado esse tempo, será lançada uma nova licitação para contratação da empresa que fará as obras. O projeto é para dragagem, aprofundamento e recuperação da calha do Rio Tubarão, para melhorar o escoamento e diminuir as cheias. A dragagem vai promover o desassoreamento do leito do rio.

A obra foi recomendada pelo Comitê de Bacia do Rio Tubarão. O secretário regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, disse que a obra vai resolver um problema que assola a população de Tubarão, desde a devastadora cheia de 1974. “Basta cair uma chuva mais forte, que a cidade e seus moradores, da área urbana e da área rural, já ficam em alerta, preocupados. É mais uma conquista para a região.”

Elisabety Borghelotti/Secretaria de Estado de Comunicação