Geral

Governador Carlos Moisés decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner

Divulgação

O Governo do Estado decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao ex-governador e ex-senador, Casildo Maldaner, falecido aos 79 anos, vítima de câncer, na noite desta segunda-feira, 17, às 23h, em Florianópolis. O governador Carlos Moisés manifesta pesar pela perda e se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.

“Casildo Maldaner teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou admiração e respeito de todos nós. Que Deus esteja com todos os familiares e amigos neste momento”, manifestou Carlos Moisés.

O velório acontece na Assembleia Legislativa, das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservado à família e amigos mais próximos.

Trajetória

Casildo Maldaner iniciou sua vida pública em 1962 como vereador em Modelo, mesorregião do Oeste Catarinense. Foi eleito em 1974 e reeleito em 1978 para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, integrando a 8ª legislatura (1975 — 1979) e a 9ª legislatura (1979 — 1983). Em 1982, elegeu-se deputado federal, para a 47ª legislatura (1983 — 1987).

Foi vice-governador de Santa Catarina, eleito em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com a morte de Pedro Ivo, em janeiro de 1990, assumiu a chefia do Poder Executivo estadual, exercendo o mandato até março de 1991.

Em 1994, foi eleito senador da República e exerceu o mandato de 1995 a 2003. Em 2006, foi eleito primeiro suplente de senador. Foi diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul até janeiro de 2011. Na sequência, Maldaner assumiu novamente uma cadeira no Senado.

Com informações do site do Governo do Estado

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Coronavírus em SC: Governador lista doações recebidas e agradece generosidade dos catarinenses em meio à pandemia

As doações incluem itens de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos