Esporte

Goalball: Time feminino de Laguna consegue tricampeonato no RS

O goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. No masculino, Adevlasc foi bronze após vencer a disputa pelo terceiro lugar por 10 a 0

Foto: Renan Cacioli/CBDV/Divulgação

Elas jogaram bonito e voltarão para a casa, nesse domingo, 4, com as medalhas de tricampeãs do Regional Sul de Goalball. As jogadoras da Associação dos Deficientes Visuais de Laguna (Adevlasc) venceram, pelo placar de 12 a 2, a equipe do Instituto Roberto Miranda (IRM), time paranaense que venceu a competição masculina. As disputas ocorreram em Porto Alegre (RS).

“É uma experiência muito feliz para mim estar aqui. A organização dos torneios brasileiros é muito boa. Gostaria que toda argentina tivesse a oportunidade, uma vez, de estar aqui. Viver esta emoção é muito bom para nós”, comemorou a atleta Mariela Almada, de 42 anos, artilheira da competição com 48 gols e campeã com as lagunenses.

Também neste domingo, o time masculino da Adevlasc entrou em quadra para a disputa do terceiro lugar e conquistou o bronze da competição. A equipe venceu a Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (Afadev), de Farroupilha (RS), com o placar elástico de 10 a 0.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O Regional Sul é uma etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro – Série B – apenas o campeão de cada categoria obtém vaga, desde que já não esteja classificado para uma das duas divisões nacionais. No caso do Regional Sul, as vagas ficaram com a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), no masculino, e o IRM, no feminino, uma vez que a Adevlasc já tem vaga na Série A.

Goalball

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações Agora Laguna