Gildo Volpato e Márcio Fiori ficarão à frente das decisões da Unesc, em Criciúma, pelos próximos quatro anos. Ontem, Volpato e Fiori, da chapa Todos Unesc, reitor e vice, respectivamente, foram reeleitos com o voto de alunos (com mais de 16 anos e regularmente matriculados), professores e funcionários (em atividade) da instituição. Dos 4.911 votos válidos, 4.239 foram para a Todos Unesc, o que significa 86,32%. O voto não foi obrigatório.
Volpato agradeceu aos envolvidos no processo e a participação de estudantes, professores e funcionários na eleição. “Da primeira vez nos foi dado um voto de confiança. Agora, encaramos como um voto de credibilidade, que veio a legitimar o trabalho feito. Ficamos muito felizes com esta manifestação da comunidade acadêmica, sobretudo porque o voto não é obrigatório”, afirmou Volpato. “Este resultado nos faz mais confiantes para continuar o trabalho. A responsabilidade de fazer da Unesc uma instituição cada vez melhor continua”, complementou.
A votação ocorreu no campus, Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e no Senai Criciúma, das 9h às 22h. A Universidade foi dividida em nove zonas eleitorais, com 16 urnas eletrônicas, 87 mesários fixos e mais de 150 pessoas trabalhando durante o período de votação.
Segundo o presidente da Junta Eleitoral, o professor Edson Luiz da Silva, a eleição transcorreu de maneira tranquila e organizada. “Não houve nenhum fato negativo ou que fugisse da normalidade”, contou.