Geral

Gestão familiar é tema de palestra da CDL de Braço do Norte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desorganização financeira, seu negócio regido através de diferentes emoções, decisões divididas. Assim se resume algumas das principais dificuldades vividas por aqueles que administram uma empresa familiar. Seja por sucessão, ou em sociedade com irmãos ou filhos, a grande maioria das empresas deste perfil enfrentam grandes desafios. “Muitas empresas familiares hoje, acreditam que seus negócios não são rentáveis, e na maioria das vezes isto não é verdade. O que falta é um perfil mais racional e menos emocional na administração”, explica o diretor superintendente da Água da Serra, Eymard Frigotto.

Frigotto realiza na próxima terça-feira, dia 28 de abril, uma palestra para os associados da CDL e particulares tratando do tema. As vagas serão limitadas e o local definido dependendo do número de pessoas confirmadas. A palestra será finalizada com um delicioso risoto servido aos participantes. “Nossas empresas e nosso comércio são formados na sua maioria por empresas de perfil familiar e este é um tema muito importante para nos auxiliar na administração e oferecer caminhos para uma gestão voltada para o crescimento e desenvolvimento de nossas empresas”, salienta o presidente da CDL, Edemir Della Giustina.

O administrador da Água da Serra já esteve à frente de outras 16 empresas familiares, no papel de reestruturação e sugere uma mudança de gestão familiar para a gestão profissional. “É preciso entender que o racional deve prevalecer frente ao emocional, e para isso, o proprietário deve cumprir seu papel de executivo e não de dono. Durante o expediente ele é mais um profissional e deve cumprir suas funções e permitir que sua equipe cumpra as suas, sem passar por cima da decisão dos responsáveis por cada setor”, salienta.

A ideia vale para qualquer tipo de empresa, das grandes às microempresas e exige do empresário foco nos resultados. O perfil executivo requer decisões racionais e neutras de qualquer influência emocional. “O que vemos também nas empresas de menores portes, principalmente, mas não exclusivamente, é um proprietário que assume o papel de executivo, de financeiro, além de exercer outras funções. Não é algo impossível, mas ele deve ter consciência de estar assumindo funções que estejam dentro de sua área de conhecimento”.

Outro ponto que acaba influenciando a gestão familiar e, muitas vezes pode prejudicá-la, é a visão da sociedade. Alguns gestores são influenciados pela opinião da sociedade, isto é bem comum em cidades menores. Muitos deles levam em conta o pensar daqueles que o cercam, antes de tomar importantes decisões e, em uma gestão profissional, isto não ocorre.

Quando se trata da parte financeira, o administrador ressalta a importância de cada profissional, até mesmo os membros da família e proprietários que trabalham na empresa, devem possuir um salário pré-determinado, evitando qualquer tipo de retirada.

Estes são apenas alguns dos pontos que serão abordados nesta palestra, que ainda abrirá espaço para o debate e questionamentos. O evento acontece a partir das 20 horas, o valor é de R$ 15,00 e o local será divulgado aos confirmados, já que as vagas serão limitadas. Contatos através do telefone: (48)3658-2311.