Clima

Geada transforma paisagem de São Joaquim em plena primavera

A geada ocorre quando o ar atinge temperaturas abaixo de 0°C

Foto – Mycchel Legnaghi

Uma leve geada mudou o cenário do Vale do Caminhos da Neve, próximo ao centro de São Joaquim, neste sábado (9). As imagens capturadas ao amanhecer pelo fotógrafo Mycchel Legnaghi mostram a vegetação coberta de branco, efeito causado pelo fenômeno. Ao clarear do dia, os termômetros na cidade serrana registravam 2,5°C.

Embora seja primavera e o calor predomine em outras regiões de Santa Catarina, a Epagri/Ciram esclarece que a ocorrência de geada nesta época não é incomum e pode se repetir no domingo (10). A geada ocorre quando o ar atinge temperaturas abaixo de 0°C, fazendo com que o vapor de água se condense e congele sobre superfícies expostas, como plantas e solo.

Esse fenômeno costuma aparecer em noites frias e de céu claro, quando a ausência de nuvens permite que o calor se dissipe mais rapidamente. Diferente do inverno, porém, a geada desaparece rapidamente com a elevação das temperaturas matinais. Em São Joaquim, a máxima para este sábado é de 24°C.

O fim de semana em Santa Catarina promete tempo ensolarado e poucas nuvens. Segundo a Epagri/Ciram, as manhãs terão temperaturas amenas, com mínimas de até 4°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, onde há chance de geada fraca, seguida por um aquecimento rápido que eleva os termômetros para a casa dos 20°C nas principais cidades do Estado.

Notícias Relacionadas

Acidente entre carro e caminhão é registrado na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller

Ambos os motoristas estavam com a documentação regularizada e fizeram o teste do bafômetro, que não apontou consumo de álcool

Um Ativista que Transcende Gerações: A Vida e o Assassinato de Martin Luther King

FACISC conecta lideranças da economia e da educação do Sul de SC

Representantes do setor empresarial e do poder público, reitores de universidades e personalidades da sociedade civil participaram do encontro.

Criminosos invadem residência e roubam R$ 35 mil em Braço do Norte

Após o crime, eles fugiram e não foram mais localizados