Clima

Geada cobre a vegetação na Serra Catarinense com amanhecer abaixo de -2ºC

O frio é causado pela influência de uma massa de ar seco, que também mantém o tempo firme e ensolarado em todo o estado nesta quinta-feira

Foto: Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline

Nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, a Serra de Santa Catarina amanheceu com temperaturas negativas e campos cobertos por geada. Em Urupema, os dados da Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima no estado, registraram uma mínima de -2,78ºC.

Em São Joaquim, na mesma região, a estação meteorológica da prefeitura, conforme o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou uma mínima de -2,1ºC. A geada também foi observada no Vale dos Caminhos da Neve, a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade.

De acordo com a Central de Meteorologia da NSC, embora a geada pareça um fenômeno raro no verão, ela é comum nas áreas mais altas e pode ocorrer durante todo o ano.

O frio é causado pela influência de uma massa de ar seco, que também mantém o tempo firme e ensolarado em todo o estado nesta quinta-feira. Com o ar seco e o predomínio do sol, as temperaturas sobem durante a tarde, mas as máximas não devem ultrapassar os 21°C na maioria das regiões, segundo a Defesa Civil.

Temperaturas mais baixas, conforme Epagri/Ciram:

  • Urupema: -2,78ºC
  • São Joaquim: -2,1ºC (dado da prefeitura)
  • Urubici: -1,28ºC
  • Fraiburgo: -0,58ºC
  • Otacílio Costa: 0,27ºC

Notícias Relacionadas

Polícia Militar dá início à Operação Estação Verão em Balneário Rincão

Com o aumento expressivo de turistas na região, as ações da PM serão reforçadas para garantir a segurança da população local e dos visitantes durante a temporada.

Golpes de verão: veja os mais comuns e as dicas de como evitá-los

Procon SC listou algumas das principais fraudes utilizadas e algumas dicas de como evitá-las

Hermes fica no Tigre até o fim de 2026

Hermes vai completar três anos de Criciúma em janeiro

Calorão, sol e temporais isolados: veja como será o verão em Santa Catarina

Estação será marcada por temperaturas acima da média no estado; influência do fenômeno La Niña deve interferir nas condições climáticas até a metade do ano