As comidas típicas de cada região brasileira serviram de entusiasmo para os alunos da Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa, no bairro Portinho, nas aulas sobre cultura. Nesta semana, eles aperfeiçoaram o estudo e foram para a cozinha fazer uma feijoada.
Os alunos formandos de 2015 foram homenageados originando o nome do evento. Os estudantes desde a primeira aula se posicionaram na cozinha, e com a ajuda das profissionais responsáveis pelo preparo de lanches diários, também os professores, vestiram suas toucas e colocaram a mão na massa.
Os itens trazidos foram conferidos dentro da receita, através de texto, com as normas da realização do prato com seus verbos no imperativo, lembra a professora de Língua Portuguesa, Rosvânia da Glória.
Os ingredientes foram trazidos pelos professores e funcionários. Conforme a disciplina foram estudados pelas professoras Rosvânia Thomé, Marisa Honorato e Scheila Prevê.
"As questões referentes ao preparo manual estão relacionados a preservação do alimento considerando as práticas que previnem a contaminação cruzada, o que traz riscos a saúde pelos equívocos cometidos durante a seleção, corte e organização dos ingredientes", ressalta Marisa Honorato, da turma de educação inclusiva.
A variedade de alimentos oferecida deve estar de acordo as necessidades nutricionais de cada indivíduo, oferecendo tudo aquilo que lhe é preciso no dia a dia. "A presença de folhas verdes e legumes frescos enriquecem a dieta pela ingestão de fibras, tão especial para o equilíbrio do processo de digestão", aponta a professora de Ciências Scheila Prevê.
“A atividade escolar se tornou praticamente uma festa, todos que participaram estavam animados para degustar a Feijoada com aprendizado” informa a diretora Juliana Fagundes de Carvalho.