Moradores também terão que apresentar comprovante de residência na entrada da cidade.
Garopaba vai implantar barreiras sanitárias na entrada da cidade a partir desta quinta-feira (25) para conter o fluxo de turistas e reduzir os episódios de lotação nas praias. A operação será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.
A decisão pela medida ocorreu depois que outros estados publicaram decretos determinando fechamentos, como ocorreu no litoral gaúcho.
Segundo o município, isso poderia representar uma grande quantidade de visitantes de outras cidades para as praias de Garopaba, onde já foram flagradas cenas de desrespeito às regras sanitárias em feriados como o do Carnaval e do Réveillon.
Para entrar na cidade, será requisitada a apresentação obrigatória de comprovante de residência aos moradores ou proprietários de casas no município. Para os turistas, será obrigatória a apresentação do resultado negativo de exame RT-PCR com 48 horas de antecedência da viagem.
Visitas serão feitas a estabelecimentos para verificação do cumprimento do decreto vigente na cidade e as ações de conscientização à população serão ampliadas. Atualmente, Garopaba está em região com estado gravíssimo e possui 112 casos ativos de Covid-19.
“É preciso entendermos a importância e responsabilidade da conscientização de cada indivíduo. Como instituição, estamos fazendo o que está ao nosso alcance, mas é necessário que as pessoas reflitam sobre os danos causados pelo coronavírus” afirmou o prefeito Júnior Abreu, após o anúncio da medida.
Praia da Ferrugem
Em Garopaba, é a Praia da Ferrugem que costuma liderar a preferência de veranistas durante as datas festivas. Por lá, houve tumulto em pelo menos duas datas comemorativas: Réveillon e Carnaval.
Na virada do ano, uma multidão foi flagrada sem máscaras numa grande aglomeração. Na ocasião, a Polícia Militar, responsável por fiscalizar o cumprimento das regras, precisou dispersar a população.
Depois disso, na sexta-feira que antecedeu o Carnaval, foliões formaram uma grande aglomeração nas ruas, mesmo com o cancelamento das festividades pela prefeitura de Garopaba. No sábado (13), cenas de desrespeito aos decretos estadual e municipal voltaram a se repetir, inclusive na faixa de areia.
Com informações do site NSC Total