Artista plástico busca inspiração na sensibilidade humana e na natureza para esculpir obras
A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) abre, nesta sexta-feira (15), a exposição Êxodos, às 20h, na Galeria de Arte Octávia Gaidzinski, no Centro Cultural Santos Guglielmi. Um conjunto de 15 peças esculpidas em madeira será apresentado pelo artista plástico Gil Galant, trabalho desenvolvido ao longo de um ano e meio. As obras ficarão disponíveis no local até o dia 5 de setembro.
Conforme o artista, ele utiliza a harmonia das formas nas peças para atrair o público. “Busco a arte em si e espero que as pessoas vejam isso através das minhas obras”, afirmou. Para a composição das obras foram usadas uma diversidade de madeiras, como o cedro, guatambú, cambará e peroba. “Usei uma técnica própria que estou amadurecendo e integrando ao meu trabalho, usando madeiras que consegui nas podas de árvores e esquecidas em galpões”, disse Galant.
A exposição recebeu o nome de Êxodos devido às inúmeras despedidas feitas pelo artista. De acordo com a coordenadora da Galeria de Arte Octávia Gaidzinski, Daniela Zacarão, a última exposição na região do artista foi realizada em 2009 na Galeria de Arte do Centro Cultural Jorge Zanatta. “É importante prestigiar o resultado desse trabalho que é de um artista da nossa cidade”, contou.
Colaboração: Jessica Rosso