Os recursos hídricos da bacia do Rio Urussanga foram estudados minuciosamente por um grupo de profissionais de diversas áreas nos últimos seis meses. O empenho dos técnicos faz parte da elaboração do Plano de Recursos Hídricos. A execução é de responsabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
A etapa C do projeto contou com a participação de doutores, mestres, engenheiros, entre outros profissionais, e foi finalizada recentemente após levantar, inventariar e estudar os recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, a fim de avaliar as partes quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica e apontar as demandas.
Nesta semana, o conteúdo desta etapa será apresentado ao Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP). Na próxima segunda-feira, dia 25, uma oficina participativa promoverá uma discussão com a sociedade a respeito dos resultados e do cenário futuro desejado pelos cidadãos. O encontro será no salão paroquial de Morro da Fumaça, ao lado da igreja matriz, a partir das 13h30min. A intenção também é formular o “Pacto das Águas” para aumento das disponibilidades, recuperação da qualidade das águas, gerenciamento das demandas e gestão da bacia hidrográfica.
“Nas próximas oficinas serão discutidas importantes questões relacionadas ao futuro dos recursos hídricos da bacia do rio Urussanga. Os participantes das oficinas irão auxiliar nas decisões e subsidiar as propostas para o desenvolvimento e a preservação da bacia, de forma participativa e com auxílio de dados produzidos pelo plano de recursos hídricos”, explica o coordenador técnico do Plano, Leonardo Porto Ferreira.