Geral

Futura ponte lindeira à BR-101, no Rio Capivari, terá passagem para pedestres

Nova estrutura será construída no Rio Capivari, Km 329,9, entre as municípios de Tubarão e Capivari de Baixo.

Foto: Muriel Albonico

Foto: Muriel Albonico

A nova ponte sobre o Rio Capivari, pertencente ao lote de obras complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense, terá passagem para pedestres. Segundo o projeto construtivo, a via exclusiva terá dois metros de largura, com proteções de concreto (tipo New Jersey) laterais de 80 cm de altura para separação do fluxo de veículos e guarda corpo na lateral do rio.

Nessa passagem de pedestres, o DNIT/SC instalará defensas metálicas na entrada e saída da passagem. A construção dos espaços para travessia a pé é mais comum em pontes das vias laterais junto aos aglomerados urbanos próximos da pista principal.

A nova ponte atenderá a circulação local de veículos entre Tubarão e Capivari, feita atualmente pelas avenidas Pres. Getúlio Vargas e Nações Unidas. Com a união das ruas José Anastácio Teixeira, próximo ao viaduto do Km 327 e Antônio Hulse, no bairro Revoredo, em Tubarão. A nova estrutura terá 48 metros de comprimento, extensão idêntica à antiga travessia, ao fluxo Sul – Norte, que será alargada e reforçada.

Além da nova ponte, o trecho duplicado da BR-101 Sul/SC, entre o Km 325 ao Km 337 terá circulação de veículos por via lateral, presente no escopo das obras complementares. O segmento inicia na alça lateral do viaduto da Vila Flor, no Km 326, em Capivari de Baixo. De lá, a pista segue paralela ao sentido Sul – Norte do fluxo, passando pela rua José Anastácio Teixeira, também pelo viaduto de acesso ao centro de Capivari de Baixo, chegando ao Rio Capivari. Neste ponto será construída uma nova ponte e mais 840 metros de pista, ligando o fluxo à Rua Antônio Hulse, já em Tubarão. A via segue em direção ao Extremo-Sul, passando pelo viaduto de acesso Norte a Tubarão, no bairro Revoredo, pela Rua Amarildo José da Rosa e pelo viaduto de acesso ao centro de Tubarão, quando o trânsito deixa de ser em mão dupla até o final da Rua Dep. Olice Pedra de Caldas.

Do total, 9,6 quilômetros de vias estão construídas e liberadas, integrantes da primeira fase da duplicação na BR-101 Sul. A nova rota será alternativa para os motoristas, principalmente na ligação entre os bairros Morrotes, Huimaitá e Revoredo, em Tubarão, Bandeirantes e Vila Flor em Capivari de Baixo.

O lote de obras complementares compreende 5.875 metros de novas vias laterais em seis segmentos entre o Km 300 e o Km 329,9; uma nova ponte e o alargamento e reforço da ponte antiga do trânsito no sentido Sul – Norte, no Rio Capivari (Km 329,9); restauração de 1.080 metros da atual pista no Morro do Formigão; construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas) nas vias laterais do bairro São Cristóvão; quatro passarelas e uma passagem inferior para veículos no acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, no Km 338,9, em Tubarão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC