Saúde

Fundação Hospitalar Henrique Lage é oficialmente implantada em Lauro Müller

Foto: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O dia 2 de abril de 2018 ficará marcado na história do município de Lauro Müller como a data em que oficialmente o Hospital Henrique Lage foi transformado na Fundação de Saúde de Lauro Müller. A partir dessa segunda-feira, juridicamente o hospital passou a funcionar como Fundação Hospitalar.

Os estudos para transformação foram iniciados pela equipe do prefeito Valdir Fontanella, logo no início da gestão em 2017. Antes mesmo de assumir o comando do município, final do ano de 2016, começou-se a estudar fundações hospitalares para que o município pudesse dar início à caminhada de transformação.

Desde então inúmeras reuniões e discussões foram promovidas a fim de construir um modelo de Fundação que viesse atender da melhor forma os anseios do município, fazendo com que o hospital não dependesse exclusivamente do Governo Municipal.

A Fundação Hospitalar, além da Direção, conta com os Conselhos Curador e Fiscal formado por pessoas da sociedade civil organizada, tendo presidente sempre a secretária municipal de Saúde do município, neste caso, a secretária Carla Zabotti Dias. Os Conselhos, assim como o Governo do Município, têm a finalidade de fiscalizar a parte administrativa, como relatórios de gestão e demonstração financeira.

Conforme o diretor da Fundação Hospitalar, Cleir Estevam, a partir de agora todas as contratações, parte médica e de serviços, começam a ser diretamente com a fundação. Esta independência é permitida por meio do contrato de gestão firmado entre o município e a Fundação Hospitalar Henrique Lage. O Contrato permite também que o município repasse mensalmente recursos financeiros para que a fundação mantenha suas atividades.

“O atendimento à população continua normalmente. O trabalho agora será voltado para montarmos a estrutura necessária para que possamos realizar atendimentos particulares e por meio de convênios”, destacou Estevam.

O próximo passo, que já vem sendo trabalhado, é para instalação de um sistema de gestão hospitalar, que vai desde o atendimento inicial do paciente até o processo de gerenciamento financeiro.

Já os servidores que atuam no hospital serão cedidos pelo município à fundação, permanecendo com os mesmos direitos e vinculados ao quadro de pessoal do Município junto a secretaria de saúde. A novidade nessa área é que os próximos contratados serão por meio de processo seletivo no regime celetista, estando vinculados diretamente à Fundação.

Segundo Cleir, esta transformação vai trazer um grande avanço no setor da saúde, permitindo que a Fundação estabeleça contratos com Governo do Estado, municípios da região, além dos atendimentos particulares e por convênios.

“Podemos dizer que com a Fundação nosso Hospital, em futuro bem próximo, passará a ter vida própria, podendo oferecer serviços particulares e através de convênios. Este processo concretizado nesta data representa apenas o primeiro passo de tudo que virá de benefício para toda população”, registrou Cleir.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Homem fica gravemente ferido após ser atropelado na SC-390 em Lauro Müller

Devido ao impacto, a vítima teve suspeita de traumatismo craniano.

Carreta carregada de carvão tomba na Serrinha da Boa Vista, em Lauro Müller

Hospital Henrique Lage retoma cirurgias eletivas com mutirões em Lauro Müller

Cirurgias seguem sendo realizadas pela Fundação Hospitalar Henrique Lage de Lauro Müller

Até o momento, 47 cirurgias já foram realizadas. Até o final do mês de novembro há agendamento para mais 17 cirurgias.