No ano de 1884, foi fundada no Brasil uma organização representativa da religião espírita no país, a chamada Fundação Espírita Brasileira. Sua origem remonta à década de 1880, após um encontro entre líderes espíritas promovido por Augusto Elias da Silva, que resultou na criação de uma federação para a religião no país em 1º de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro, então capital federal.
No dia seguinte, em 2 de janeiro, foi empossada a primeira diretoria com a responsabilidade de dar início às atividades, sendo seu presidente Major Ewerton Quadros; vice-presidente: Fernandes Filgueiras; secretário: Silveira Pinto; tesoureiro: Augusto Elias da Silva; e arquivista: Xavier Pinheiro. Devido aos sérios problemas sociais do Segundo Reinado, a instituição enfrentou dificuldades econômicas para se manter, funcionando, em seus primeiros anos, na própria residência de um de seus fundadores: Augusto Elias da Silva. Além disso, também enfrentou dificuldades ideológicas, que foram desaparecendo com o passar do tempo.
Alguns anos depois, após a mudança de muitos endereços, foi instituída oficialmente uma sede própria para a federação em 10 de dezembro de 1911, por Leopoldo Cirne, situada na Avenida Passos, 28-30, no Rio de Janeiro. No ano de 1932, a federação lançou “Parnaso de Além-Túmulo”, uma obra do médium brasileiro Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier) que trazia uma enorme quantidade de poemas assinados por poetas do país e também do exterior, gerando muita repercussão tanto na imprensa do país quanto na opinião pública.
No governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), a então capital do Brasil, que era o Rio de Janeiro, foi transferida para Brasília, no Distrito Federal. Em meio a isso, Kubitschek declarou a Federação como uma entidade de utilidade pública, dando ainda mais suporte à instituição. Anos mais tarde, a federação iniciou uma campanha para a evangelização da infância e da juventude e, em 1984, outra com o nome “Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”. Esse ano também foi marcado pela transferência de sua sede para Brasília.
A FEB é uma importante instituição para os adeptos da religião espírita no Brasil, possuindo uma história que impressiona, começando seus trabalhos aos poucos e conseguindo se erguer com o passar dos anos. Atualmente, a federação ainda oferece palestras educacionais voltadas para diversos aspectos do espiritismo, bem como incentiva seus adeptos a praticarem a caridade para com as pessoas.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Federação Espírita Brasileira. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Federação_Espírita_Brasileira Acesso em 02 jan. 2025.