Dia 9 de abril de 2013 Içara recebia um novo braço do Governo Municipal para difusão da cultura na cidade. Após 1 ano de atividades, a Fundação Cultural de Içara (FCI) comemora a realização de importantes trabalhos e ações que mantém viva a história local.
Dentre as mais diversas atividades realizadas durante o período, destaca-se a 20ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor) que retornou ao município depois de 15 anos com a participação de 30 cidades e 47 instituições; e a exposição ‘Direito à Memória e a Verdade’ que debateu sobre Ditadura Militar no Brasil, através de fotos, relatos e palestras realizadas por João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República, João Goulart (Jango).
“Nestes 12 meses conseguimos proporcionar uma grande difusão cultural na cidade com eventos de grande porte e eficiência nos trabalhos artísticos. Ano passado trouxemos a Içara o 20º Açor que resgatou a cultura açoriana e movimentou o comercio. Já a exposição de Jango destacou uma importante história do Brasil, identificada por muitos içarenses” coloca a presidente da FCI, Eliana Jucoski Monteiro.
Com proposito de homenagear uma etnia a cada ano, a fundação já trabalha para a realização da Festa da Cultura Afro que acontece nos dias 17 e 18 de maio. “O prefeito nos sugeriu que destacássemos uma etnia por ano. Em 2014 a escolhida foi a Afro. Por isso já estamos todos engajados, junto com a Pastoral Afro de Consciência Negra Chico Rosa, para realização de mais um importante evento cultural”, finaliza Eliana.
As oficinas artísticas gratuitas, realizadas no contra turno escolar, oferecem aulas de Danças Urbanas, Violão, Canto Coral e Balé Clássico. Içara ainda conta com dois museus para visitas e exposições, são eles o Museu da Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin e a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
Colaboração: Assessoria de Comunicação PMI