Curso de Informática Básica para colaboradores da escola serviu para repassar dicas de uso e de segurança.
O dia a dia da merendeira Maria Gorete da Rosa é corrido. Ela e a colega Sandra Regina Laurindo trabalham na cozinha da Satc. Começam cedo para preparar as delícias, como o risoto e o macarrão com carne moída que os alunos fazem fila para experimentar. À noite, Gorete ainda dedica um tempo para concluir o ensino médio, que faz à distância pelo Sesi. Agora, ela tem uma motivação a mais para estudar, o que aprendeu no curso de Informática Básica ministrado na Satc.
O curso foi realizado no recesso escolar, em julho, e reuniu 17 colaboradores da escola. Profissionais como Gorete, que sabiam um pouco de informática, mas queriam aprender mais. “A gente até pede ajuda para os filhos, mas eles acabam fazendo, porque tudo é fácil pra eles. Agora, com o que aprendi, vai ficar mais fácil na hora das aulas, já que tenho que pesquisar bastante”, conta Gorete.
Para a amiga Sandra, o curso valeu a pena. “Sempre é bom aprender. A gente sabe um pouco e vai aprendendo mais”, comenta. A proposta de fazer as aulas partiu dos próprios funcionários. Conforme a psicóloga Dosolina de Mattia Patel, a colaboradora Carmelita Joaquim Dutra a procurou com a demanda. “Falamos com os colaboradores e 17 começaram e concluíram o curso”, informa a psicóloga.
O projeto, chamado “Ampliando conhecimentos na informática”, foi realizado por dez dias no mês de julho em parceria com a Formação Continuada Satc.
Os professores Marcelo Manenti Silveira, Cajiana Nuernberg Sartor e Cristiane Martinello Fernandes se revezaram nos conteúdos. Foram noções de informática básica, desde como ligar o computador, até o uso do Word e das redes sociais, pesquisas e segurança na internet.
Um mundo de descobertas
A independência digital é algo que Marilda Colle Redivo buscava. “Eu queria ver meu contracheque e precisava do apoio da filha para isso. Agora já consigo isso e muito mais”, afirma a profissional da limpeza. Ela e a colega Maria Aparecida Cardoso Cruz engrossam o coro de funcionários que farão novamente o curso. “Queremos aprender mais”, diz Cida.
Colaboração: Redação Portal Satc
[soliloquy id=”138413″]