Na onda do “esquenta, esfria, esquenta, esfria”, o fim de semana deve registrar novamente as baixas temperaturas. Inclusive, com possibilidade de neve nas áreas altas da Serra catarinense. Tudo porque uma massa de ar frio de origem polar avança pelo Sul do Brasil, o que irá causar queda nos termômetros.
No sábado, o frio será úmido, o que possibilita que haja neve. Durante a noite, a previsão nas áreas mais elevadas é que os termômetros marquem 0°C. Para o domingo, a instabilidade se afasta e o ar mais seco favorece a condição de geada moderada nas áreas altas. Neste dia, a temperatura mínima ficará próxima a 0°C e até negativa em algumas localidades. Nos dias 13 e 14, o frio será intensificado e contará com o auxílio de outra massa de ar polar, o que poderá causar mais prejuízos para a agricultura catarinense.
Conforme o Jornal Diário do Sul, no fim de julho, nevou em mais de 80 cidades do Estado, inclusive em locais que há décadas não registravam o fenômeno. Durante a semana de frio histórico, os termômetros marcaram temperaturas negativas e paisagens “congeladas” viraram a atração de turistas de vários Estados brasileiros, que chegaram em terras catarinenses para ver a neve e sentir frio.