O sábado de temperaturas baixas confirmou a expectativa de hotéis e pousadas lotados na Serra catarinense, com a ocupação beirando os 100% na maioria dos estabelecimentos em cidades como Urubici, São Joaquim e Urupema. Curtindo o frio intenso e esperançosos de que a pequena chance de nevar se torne realidade na madrugada de domingo, o dia dos turistas foi de conhecer as muitas e belas paisagens que a região oferece.
Nos locais de hospedagem, o principal pedido dos visitantes era por orientações de onde fazia mais frio e onde poderiam ser observados fenômenos como a geada e o sincelo(que ocorre quando o nevoeiro congela ao tocar em alguma superfície). Também foram comuns ligações de turistas de última hora, perguntando sobre as condições do tempo para arriscar subir a serra, em um fim de semana de poucos dos cerca de 4 mil leitosda região vagos.
As temperaturas em declínio ao longo do dia, mas com a presença de sol na maior parte do período favoreceram a procura pelos pontos turísticos. Um dos lugares mais visitados foi o Morro da Igreja, onde por volta de 16h30min havia fila para subir — diante do grande fluxo, o trânsito foi organizado de tal forma que um carro só passava de determinado trecho depois que outro veículo descesse.
A cascata Véu de Noiva, ao pé do morro, também lotou de visitantes o dia inteiro e era difícil encontrar alguém que não saísse de lá encantado com o cenário.
— Íamos para Gramado (RS), mas decidimos conhecer a serra de Santa Catarina, porque falavam que era muito bonita e ainda tinha essa chance de neve. Realmente é lindo aqui, são paisagens maravilhosas — comenta Francisco Tadeu Esrenko, que veio de São Paulo com a esposa Eunice Neves.
Reforçando a percepção do Conselho de Turismo da Serra (Conserra) de que os catarinenses estão descobrindo o próprio local onde vivem, a presença de turistas do Estado também é marcante na região. Como o casal Hamilton Gonçalves e Lúcia Machado, de Florianópolis:
— Em Urubici é a primeira vez que viemos, mas a gente passa pela região viajando a trabalho. Só que a passeio é um outro olhar, conseguimos ver melhor a beleza da Serra — destaca Hamilton.
Frio e vento forte permanecem no domingo
O vento Sul forte deve permanecer no Planalto Sul e Litoral Catarinense no domingo. De acordo com a Epagri/Ciram, isso vair tornar o mar mais agitado com picos de três a quatros metros próximo ao Litoral Sul. Por isso, os meteorologistas pedem que os pescadores evitem ir ao mar durante o dia.
As temperaturas devem ficar entre 10ºC e 17ºC na Grande Florianópolis. Os moradores do Planalto Sul terão que reforçar os casacos, pois a expectativa dos meteorologistas é que a temperatura possa chegar a – 4ºC na região.
Com informações do jornal Diário Catarinense