O céu deve permanecer encoberto durante a maior parte da semana

Foto: Mycchel Legnaghi
O outono começa a dar sinais mais evidentes em Santa Catarina, com a previsão de temperaturas mais baixas já nos primeiros dias de abril. Após dias de calor com máximas próximas a 30°C, os termômetros devem registrar uma queda significativa, chegando a no máximo 20°C no próximo sábado (5), segundo a Defesa Civil e a Epagri/Ciram.
Essa mudança no clima será precedida por duas frentes frias que avançam pelo Estado nesta semana. A primeira chega entre a noite desta segunda-feira (31) e a madrugada de terça (1º), trazendo chuvas generalizadas. Na quarta-feira (2), uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil e atinge Santa Catarina com mais chuva e risco elevado de temporais, especialmente nas regiões leste do Estado. Nessas áreas, podem ocorrer alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e danos à rede elétrica.
O céu deve permanecer encoberto durante a maior parte da semana, dificultando a presença do sol. Na sexta-feira (4), a nebulosidade deve manter as temperaturas mais amenas, com máximas entre 20°C e 25°C.
A virada mais intensa no tempo está prevista para o período entre 5 e 9 de abril. Com a chegada de uma massa de ar mais frio e seco após a passagem da segunda frente fria, o sábado (5) deve ser o dia mais gelado da semana, com mínimas em torno de 15°C e máximas não ultrapassando os 20°C em todo o território catarinense.
Três geadas já foram registradas em 2025
Mesmo no início do outono, o frio já deu as caras no Estado. No dia 20 de março, que marcou o início oficial da estação, São Joaquim, na Serra Catarinense, registrou a terceira geada do ano, com mínima de 2,1°C no Vale dos Caminhos da Neve. A tendência é de que os próximos dias reforcem esse cenário de transição para temperaturas cada vez mais baixas.