Fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica ajuda a intensificar a chuva no Estado; precipitação ultrapassou 100 mm em ao menos duas cidades
A passagem de uma frente fria trouxe de volta o tempo instável a Santa Catarina provocando, já no domingo (9), chuva isolada e temporais em todasas regiões. E a instabilidade segue nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11).
O fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica, aliado à frente fria, ajuda a intensificar a chuva pelo Estado, sobretudo nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.
Segundo alerta da Defesa Civil estadual, em alguns momentos, a chuva pode vir com forte intensidade, resultando em acumulados significativos, que tendem a variar entre 70 mm e 100 mm no período.
Há risco de acumulados ainda maiores, principalmente, na área em laranja do mapa divulgado pela Defesa Civil estadual.
O risco para ocorrências associadas a chuva intensa, persistente e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, é baixo na área verde, moderado na área amarela e alto na parte em laranja.
Confira o mapa:
Na manhã desta segunda, a Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu dados registrados até as 8h30 referentes aos maiores volumes de precipitação contabilizados nas últimas 24 horas.
A chuva mais volumosa concentrou-se em parte do Vale do Itajaí e do Meio-Oeste, variando entre 50 e 70mm, porém os maiores valores registrados foram no Extremo-Oeste do Estado, de mais de 100 mm em Galvão e Novo Horizonte.
Alagamentos costeiros
Em partes do Litoral catarinense segue o alerta de alagamentos costeiros e mar agitado pela ação combinada da maré astronômica e da maré meteorológica provocada pelo vento e agitação marítima.
Nesta segunda, os horários dos picos máximas previstos da maré astronômica são: Itajaí (15h17); São Francisco do Sul (16h31); Joinville (16h57); Florianópolis (15h25).
Com informações do ND+