Conforme a Defesa por causa da frente fria que se aproxima de Santa Catarina o tempo se mantém instável com a possibilidade de chuva e temporais a partir da tarde desta sexta-feira
O tempo nesta sexta-feira (11) apresenta muitas instabilidades em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, essa condição está relacionada com um sistema de baixa pressão que provoca chuvas na parte da manhã, e uma frente fria que está se desenvolvendo na região Sul do Brasil.
Ainda conforme o órgão, a união das instabilidades com a frente fria, combinada ao aquecimento e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, provocam pancadas de chuva e temporais a partir da tarde desta sexta. De acordo com a pasta, essa condição mantém risco moderado a localmente alto para ocorrências associadas aos temporais com rajadas de vento, raios e granizo.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o fluxo de ar quente em direção à Santa Catarina provocou e ainda segue mantendo condições para chuvas e temporais. Conforme o meteorologista, na cidade de Guatambu, no Oeste catarinense, nesta manhã houve registro de tempestade com fortes pancadas de chuva, muitos raios, granizo e fortes rajadas de vento.
Com relação às temperaturas, as máximas variam entre 21°C e 25°C em boa parte do Estado, podendo chegar aos 28°C no Extremo-Oeste e Litoral Norte catarinense.
Ainda, nesta manhã outros munícipios de Santa Catarina registraram volumes altos de chuvas nas últimas 6 horas. Segundo a Defesa Civil, a cidade de Itapiranga, no Extremo-Oeste registrou cerca de 46,6 mm de precipitação nas últimas 6 horas.
Condição do vento e do mar nesta sexta-feira
O vento predomina do quadrante Nordeste/Noroeste em todo o Estado, com rajadas entre 45 e 60km/h do Oeste aos planaltos catarinenses. Mar pouco agitado, com ondas de leste entre 1 e 1,5m.
Fim de semana de tempo chuvoso em Santa Catarina
Conforme a Defesa Civil o sábado (12), começa com condições para chuva e temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que se estendem para as demais regiões catarinenses no decorrer dia. Conforme a pasta essa condição está relacionada com o deslocamento da frente fria por Santa Catarina.
As temperaturas variam pouco durante o dia por causa da nebulosidade, permanecendo entre 17°C e 20°C na maioria das áreas. As mínimas do dia devem ocorrer à noite com o vento Sul e a aproximação de uma massa de ar frio.
Além disso, a Defesa Civil ressalta que no sábado o vento vira para Sul no decorrer do dia, com rajadas entre 40 e 60 km/h, sendo mais persistente no Litoral. O mar volta a ficar agitado, com ondas de Sudeste/Sul entre 2 e 2,5m, com picos de até 3 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Frente fria se afasta do Estado no domingo
Com o afastamento da frente fria, as instabilidades no domingo (13) diminuem em Santa Catarina. A Defesa Civil ressalta ainda, que a nebulosidade permanece presente e variável em Santa Catarina.
Além disso, o domingo a tarde apresenta condições para pancadas isoladas de chuva, que nas áreas de divisa com Paraná ocorrem acompanhadas por trovoadas, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão).
No amanhecer as temperaturas mínimas voltam a se aproximar de 0°C na Serra e variam entre 7°C e 12°C no restante do Estado. À tarde, as máximas não passam de 22°C, com exceção do Litoral Norte, onde se aproximam de 25°C.
Semana que vem será de tempo firme e ensolarada?
Na segunda (14) e na terça-feira (15), um sistema de alta pressão (massa de ar seco de frio) passa a predominar em Santa Catarina. Com isso, de acordo com a Defesa Civil o tempo fica estável com presença de sol.
Apenas nos final dos dias há indicativos de aumento de nuvens, sobretudo nas áreas próximas da divisa com o Paraná. O frio diminui no Estado, permanecendo apenas a Serra com temperaturas mínimas abaixo de 10°C. As tardes também voltam a ter temperaturas mais altas, principalmente na terça-feira quando voltam a se aproximar de 30°C.
Com informações do ND+