Geral

Frente fria e calor de quase 30°C: veja o que antecede a chegada de ciclone em SC

Evento climático terá origem no Rio Grande do Sul e favorecerá a ocorrência de temporais e chuva volumosa para os próximos dias

Foto: Diorgenes Pandini

A formação de uma nova frente fria mantém o alerta para temporais e chuva volumosa, durante esta quinta-feira (20), em Santa Catarina. Por conta da aproximação de um ciclone vindo do Rio Grande do Sul, a chuva e ventos devem se intensificar, mas a condição muda a partir do fim de semana, e o sol deverá voltar ao Estado.

Nesta quinta-feira, a frente fria mantém o tempo instável em boa parte de Santa Catarina. O dia ainda deve registrar pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente, em localidades do Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte do Estado.

Nas demais áreas, tanto a chuva, como os temporais, devem ser bem mais isolados. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o alerta para chuva intensa ao longo de quinta.

Foto: DCSC/Reprodução

Os maiores acumulados ficam restritos, principalmente, às áreas de divisa com o Paraná. A chuva, acompanhada de raios, rajadas de vento e queda de granizo, deve ocorrer durante o dia, perdendo força já no período da noite.

A Defesa Civil informa que o risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos é alto nas áreas em laranja do mapa, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.

Foto: DCSC/Reprodução

À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 29°C no Litoral Sul, 20°C nas áreas de divisa com o Estado paranaense e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões de Santa Catarina.

Formação de ciclone

Na sexta-feira (21) a formação de um ciclone, próximo do litoral do Rio Grande do Sul e associado à frente fria do dia anterior, deixa o dia com variação de nuvens, chuva isolada e temporais isolados, principalmente na região serrana e Litoral Sul.

Foto: DCSC/Reprodução/

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. A partir da noite as condições de tempo começam a melhorar.

O ciclone influencia, principalmente, nas rajadas de ventos, que devem atingir os 60 km/h no Grande Oeste, ao longo do dia, e no litoral catarinense a partir do final da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

O amanhecer tem temperaturas de 11°C na Serra, 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio-Oeste e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, máximas chegam a 25°C a 30°C no Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte, atingem 19°C na Serra e 23°C nas demais regiões.

Chuva dá trégua no sábado

No sábado (22) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte do Estado.

Foto: DCSC/Reprodução

Em localidades do litoral, e áreas próximas, a presença das nuvens deve ser maior e, à noite, há chance de chuvisco isolado por conta da umidade vinda do mar. Porém, a Defesa Civil reitera que não há risco de ocorrências durante este sábado.

O amanhecer será gelado na Serra, com temperaturas próximas dos 4°C. Nos Planaltos, Meio-Oeste, os termômetros oscilam de 7°C a 12°C e de 12°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Norte, Alto Vale, Extremo Oeste, 23°C na Serra e variam de 22°C a 25°C nas demais áreas.

Confira as máximas e mínimas para esta quinta-feira:

Litoral Norte: 19°C/25°C;
Planalto Norte: 15°C/20°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 18°C/25°C;
Grande Florianópolis Serrana: 16°C/23°C;
Vale do Itajaí: 17°C/25°C;
Litoral Sul: 17°C/25°C;
Planalto Sul: 12°C/19°C;
Meio-Oeste: 13°C/19°C;
Oeste: 15°C/22°C;
Extremo Oeste: 15°C/20°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Domingo será de sol em Santa Catarina

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Previsão do tempo em SC: calor intenso e tempestade devem marcar a terça-feira

No decorrer do dia várias cidades catarinenses devem registrar temperaturas elevadas em torno de 30°C.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.