Geral

Frente fria deve trazer eventos severos com chuvas de até 200 mm em SC: ‘Pode causar problemas’

A formação de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical podem trazer muita chuva ao longo da semana em Santa Catarina

Foto: Piter Scheuer/Divulgação/ND

O tempo na manhã desta terça-feira (24) apresenta abertura de sol em algumas regiões de Santa Catarina. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, esta terça será com sensação de abafamento e com possibilidade de chuvas, em especial, no Oeste do Estado.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ainda, o meteorologista alerta para a formação de uma nova frente fria entre a sexta-feira (27) e o sábado (28), que pode trazer eventos climáticos mais severos para o Estado. As chuvas, conforme o meteorologista, podem atingir até 200 mm no Oeste do Estado.

Além disso, o meteorologista aponta que as regiões do Meio-Oeste, Serra catarinense e Planalto Norte também poderão ter a presença de chuvas ao longo do dia. Ainda, conforme Scheuer, estas instabilidades que provocam as chuvas tendem a se espalhar pelo Litoral e Vale do Itajaí.

O meteorologista também ressalta, que em algumas áreas da região dos Planaltos e Oeste não se descarta a possibilidade de ocorrências de temporais ao longo desta terça-feira.

Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, o processo de formação desta frente fria, associada a um ciclone no oceano e o fluxo de ar quente e úmido da região amazônica apresentam as condições ideias para ocorrências destas instabilidades.

As instabilidades, conforme o órgão, podem acontecer isoladamente nestas regiões. Além disso, podem vir acompanhadas com raios, rajadas de vento e chuvas pontualmente intensas.

Com relação às temperaturas, as máximas variam entre 20°C e 24°C no Grande-Oeste e Planalto Sul, onde a cobertura de nuvens é maior, e oscilam entre 29°C e 35°C em todo o Litoral, Vale do Itajaí e parte do Planalto Norte.

Frente fria deixa o tempo instável

Por conta da frente fria, na quarta-feira (25), o tempo segue instável entre o Grande-Oeste e o Norte catarinense. Nestas áreas, segundo a Defesa Civil, poderá acontecer pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

Devido à virada do vento para sul, as temperaturas ficam mais amenas nas regiões litorâneas em relação ao dia anterior, com as máximas variando entre 18°C e 22°C. Já no Grande Oeste e Planalto Norte, as máximas oscilam entre 23°C e 26°C.

Quinta-feira com riscos de temporais no Estado

As instabilidades seguem atuando ao longo desta quinta-feira (26) em Santa Catarina. Com essa condição, a Defesa Civil aponta que podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite no Grande Oeste e Planalto Norte.

Já nas regiões do Centro ao Leste de Santa Catarina, a condição é de tempo nublado a encoberto ao longo do dia.

Meteorologista diz que chuvas podem causar problemas

Entre a sexta-feira e o sábado, o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano e o intenso fluxo de umidade da região amazônica volta a provocar temporais com fortes rajadas de vento, queda de granizo, chuva intensa e volumosa em santa Catarina.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O meteorologista Piter Scheuer alerta para a possibilidade das chuvas serem severas e com volumes que podem ultrapassar os 200 mm pontualmente no Oeste do Estado e podem “causar problemas”.

Já no Vale do Itajaí e no Norte do Estado, conforme o meteorologista, podem chegar aos 80 mm a partir de sexta-feira. O meteorologista aponta ainda que enxurradas, deslizamentos e alagamentos podem ser observados nestas áreas pelo grande volume de chuvas ao longo das últimas semanas.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Frente fria passa por SC e deixa o tempo instável

Segunda-feira (4) tem risco de temporal isolado e temperaturas podem ultrapassar os 30°C.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região